As perdas relacionadas com o desperdício alimentar representam um forte impacto ambiental, económico e social, pelo que é essencial identificar as causas e desenvolver mecanismos para atenuar este problema.
Com o objectivo de ajudar a comunidade a identificar os factores que aumentam o desperdício alimentar a DECO Algarve sai à rua com o projecto “Alimentar sem desperdiçar” promovendo sessões de sensibilização para ajudar o consumidor a fazer melhores escolhas de consumo, capacitando-o para uma tomada de decisão mais responsável e consciente, do ponto de vista económico e ambiental.
Neste sentido partilhamos algumas das dicas que são transmitidas no projecto para evitar o desperdício alimentar nas nossas casas e o primeiro passo é mesmo a organização da nossa comida quando chegamos das compras, por exemplo:
- Consumir em primeiro lugar os alimentos que já estão abertos ou mais próximos do prazo de validade.
- Utilize em primeiro lugar as frutas e legumes mais maduros, por exemplo, para sumos.
- Antes de guardar frutas e legumes, estes devem ser limpos e secos. Desta forma evitamos que microrganismos que possam estar presentes nos alimentos, acelerem o processo de deterioração.
- No frigorifico utilize as prateleiras de cima, que são mais frias, para comida já confeccionada, iogurtes e queijos, no centro pode colocar carne, pescado, produtos de charcutaria e na prateleira de baixo colocar alimentos que estão a descongelar.
- Guardar as sobras ou alimentos no frigorifico ou congelador em doses individuais.
- Reutilize sobras de alimentos para novas confeções culinárias, por exemplo, reutilizar as folhas e as cascas para caldos vegetais que podem servir de base para uma sopa. O mesmo pode ser feito com ossos ou espinhas. As sobras de legumes podem ser transformadas em purés, quiches ou arroz de legumes.
- Com os produtos que já não pode utilizar faça compostagem - Existem sempre partes dos nossos alimentos que se transformam em resíduos, como é o caso das cascas e se tiver essa oportunidade a compostagem é uma óptima forma de rentabilizar resíduos orgânicos.
Com o projecto Alimentar sem desperdiçar a DECO Algarve vai continuar a deixar dicas aos consumidores para uma alimentação mais consciente e com menos desperdício.
Esta iniciativa conta com o apoio financeiro do ACCIONAD-ODS, que é cofinanciado pelo EP-Interreg V Espanha Portugal (POCTEP). Este promove um quadro de cooperação institucional transfronteiriça entre organizações e instituições da Andaluzia Ocidental, Extremadura (província de Badajoz e Cáceres) e as regiões do sul de Portugal do Algarve e Alentejo.