António C. Coragem da Coligação PSD/CDS-PP exige transparência e coragem

A Coligação PSD/CDS-PP e o seu candidato à presidência da Câmara Municipal de Olhão, António C. Coragem Andrade, vêm por este meio expressar a sua firme posição relativamente às declarações recentemente proferidas pelo candidato do Partido Socialista à presidência da Assembleia Municipal, Dr. António Cabrita, nas redes sociais, nomeadamente no fórum “Olhão cidade e concelho”.
O Dr. António Cabrita, num tom altamente intimidatório, proferiu ameaças de ações judiciais em reação à denúncia feita por esta candidatura sobre factos públicos, documentados e verificáveis, disponíveis no portal BASE.gov.pt, que demonstram práticas de ajuste direto, sem concurso público, na contratação de serviços por parte da Câmara Municipal e entidades sob a sua alçada.
A esta constatação, o candidato do PS respondeu com acusações de “maledicência” e insinuações de “desespero de campanha”, sem, no entanto, negar os factos ou apresentar qualquer esclarecimento concreto sobre os mesmos. Ao invés disso, optou por recorrer à vitimização e ao silêncio seletivo, remetendo para um alegado processo posterior às eleições, como se a transparência e o esclarecimento aos cidadãos pudessem ser adiados.
Olhão merece melhor. Merece respostas, não intimidações. Merece prestação de contas, não ameaças veladas. E, acima de tudo, merece que quem se propõe presidir à Assembleia Municipal — a casa da democracia local — compreenda que o dever de informar os cidadãos perante todos os factos apresentados, não é opcional.
A Coligação PSD/CDS-PP questiona:
• Porque é que o Dr. António Cabrita, se afirma ter a verdade do seu lado, opta por remeter explicações para “depois das eleições”?
• Porque é que, perante informações fundamentadas por parte da Coligação
PSD/CDS-PP, se refugia em ameaças de processos em vez de esclarecer os cidadãos de forma objetiva e transparente?
• E mais: porque é que um partido que governa Olhão há 50 anos, até hoje não respondeu a muitos, e muitos problemas que continuam a persistir a vários níveis, prejudicando os cidadãos? São mais factos.
Esta candidatura não se calará. Reforçamos: os factos apresentados são públicos, estão registados, e qualquer cidadão pode consultá-los. É nossa obrigação, enquanto alternativa de governação exigir respostas.
A Coligação PSD/CDS-PP com António C. Coragem Andrade continuarão a pautar-se pela ética, competência, pelo compromisso e pela coragem, colocando sempre os interesses dos olhanenses à frente de qualquer estratégia partidária ou lógica de poder instalada.
Olhão não pode continuar refém do silêncio cúmplice. O tempo da mudança chegou. E com ele, um novo tempo de respeito, verdade e seriedade.
António Andrade
Candidato à Presidência da Câmara Municipal de Olhão
Coligação PSD/CDS-PP