(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

Um Smash de Bons Resultados do jovem prestigiado Clube Ténis de Mesa de Lagos

Um Smash de Bons Resultados do jovem prestigiado Clube Ténis de Mesa de Lagos

Na senda dos seus exclusivos, o jornal Correio de Lagos entrevistou os ilustres dinamizadores do CTML, um clube que tem dado muito à cidade e cujos bons resultados desportivos  são o reflexo de todo o trabalho, empenho e dedicação num projecto que apoia o desenvolvimento sustentável dos seus atletas.    (Edição 345 · JULHO 2019)                                                      

CTML com "uma mão cheia" de anos a somar títulos 

“Estamos em três frentes: formação, alta competição e inclusão.”

O Clube Ténis de Mesa de Lagos foi fundado a 08/07/2013, com o objectivo de proporcionar e promover a prática do ténis de mesa aos lacobrigenses e a todos os que gostam da modalidade. Sendo um clube que visa a prática da modalidade, ambiciona naturalmente possibilitar aos seus atletas de diversos escalões (iniciados, infantis, cadetes, júniores, séniores e veteranos masculinos e femininos), a participação nas diversas competições do calendário nacional, nomeadamente campeonatos regionais e nacionais, taça de Portugal e torneios oficiais.

Em entrevista ao CL Paulo Rocha (Presidente do CTML) menciona que “O clube tem cinco anos. Ganhámos nesta época um total de 10 títulos regionais e 1 título nacional. Em 18 títulos  disputados ganhámos 15 nos últimos dois anos, fizemos um investimento forte na formação e a nossa equipa principal disputou o playoff de acesso à 1º divisão do Ténis de Mesa Nacional. Todos os títulos ganhos em Ténis de Mesa este ano no Algarve  foram de atletas do CTML ou ex-atletas formados no clube." Paulo Rocha revela ainda que “o objectivo é fazer uma  formação fixa e com qualidade para que a elite possa levá-los a outros patamares, motivando todos os atletas do clube. É importante falarmos do futuro e saber fazer mais além.  Temos um projecto com desporto adaptado em parceria com a Escola Júlio Dantas, um princípio de inclusão social e do desporto para todos.

Estamos em três frentes:  formação, alta competição e inclusão. O desporto é mais do que o momento em que este se pratica e é isso que nós pretendemos. A cultura desportiva começa de novo e, juntando a escola ao  CTML com infraestruturas adequadas a nossa vertente, será completa e inovadora no concelho de Lagos para benefício de todos os residentes.” Realça também a importância e sucesso das organizações de eventos de cariz internacional de Ténis de Mesa em Lagos.

Segundo Paulo Rocha “realizámos meetings e estágios internacionais com atletas de renome e de grande gabarito, que treinam com os miúdos e implementam novas formas de treino. Foi um sucesso e o próximo já está marcado para Dezembro. São iniciativas destas que valorizam o clube e   potenciam o turismo desportivo em Lagos.” Neste sentido apela às entidades responsáveis para que sejam criados mais apoios para um melhor desenvolvimento do CTML. Para tal seria indispensável a criação de instalações próprias e sede para campo de treinos, de forma a promover atletas completos de ténis de mesa a par da formação escolar.

O presidente do CTML mostra-se entusiasmado com o novo treinador, Pedro Ramos, considerando que é um enorme talento do Ténis de Mesa, e  pretendem contratar um jogador de nível internacional, afim de reforçar a grande equipa de Celso, João e Pedro, que representam o clube com brio, tendo como o objectivo futuro subir de divisão na próxima época.

“(...) praticar Ténis de Mesa  é um desporto muito bom, que mexe muito com o físico e cabeça, um dos mais completos do mundo”
 

O carismático jogador e treinador Pedro Ramos de 37 anos e natural de Recife (Brasil), regressa 11 anos depois a Lagos para uma vez mais dinamizar o Ténis de Mesa, tal como fez quando era uma estrela em ascensão na sua juventude. De realçar que a garra e vontade de ganhar se mantêm intactas no seu carácter desportivo. O Ténis de Mesa evoluiu muito em termos de regras e material. Deixou de ser tão técnico e está mais pesada e lisa a bola, o que exige um treino mais rigoroso e com uma componente física mais acentuada, mas o nosso virtuoso atleta e técnico do CTML tem aspirações de subir à primeira divisão do Ténis de Mesa em Portugal e formar cada vez mais atletas lacobrigenses na modalidade. Pedro Ramos conta “Voltei para o Brasil e fiquei em Santos durante 15 anos. Joguei em diversos clubes, acumulando experiência competitiva e conclui os estudos na faculdade com formação em Administração e um curso de Federação Internacional de Ténis de Mesa. Jogava, treinava e trabalhava. Depois, há 4 anos, mudei-me para Santa Catarina para treinar e jogar na Chapecoense e mantenho um compromisso para com o clube de  um torneio anual. Estive no Chile durante um ano, num clube, mas tinha vontade de voltar à Europa. Entretanto voltei a conversar com o Paulo e surgiu um convite para retornar a Lagos, para treinar e jogar. Continuo a jogar e  com muita vontade de competir “Mexeu de novo, mais competição e não gosto de perder.” Pedro quanto aos resultados desportivos do clube, refere, que o CTML "está cada vez melhor, estou a trabalhar com o pessoal mais novo e tem sido sempre a melhorar, ganhamos todas as categorias no Algarve: iniciados, cadetes e seniores. As condições de treino ainda são insuficientes, mas temos um centro de treino muito competente. Para subir precisamos de atletas de renome, o que favorece todo o trabalho com os atletas mais novos, pois exige um maior nível de treino, que todos observam.” Em termos de apoios ao projecto, menciona que “a cidade poderia apoiar mais, nomeadamente ao nível das estruturas para o clube, um espaço ou sede para que possamos treinar de forma mais completa.” Numa “deixadinha”, o brilhante jogador deixa uma mensagem a todos os lacobrigenses: “Se gostam de praticar Ténis de Mesa, este é um desporto muito bom e que mexe muito com o físico e com a cabeça, um dos mais completos do mundo, não é necessário determinadas características físicas, participem e procurem o clube pois o que podemos dar aos nossos atletas, fazemos com dedicação e entrega total." 

Clube Ténis de Mesa de Lagos venceu a 2ª Divisão de Honra Nacional - zona sul e disputou o playoff de acesso à 1ª Divisão Nacional 

O Clube de Ténis de Mesa de Lagos cresce a olhos vistos, mantendo a hegemonia no Algarve nos vários escalões etários e já é uma referência nas competições nacionais. A conquista mais recente aconteceu com o fantástico triunfo na 2ª Divisão de Honra Nacional - zona sul em Séniores, que permitiu disputar nos dias 25 e 26 de Maio, em Gondomar, o playoff de acesso à 1ª divisão nacional. A equipa lacobrigense conquistou um honroso 3º lugar, mas deixa a promessa que na próxima época vai novamente lutar pela subida ao escalão mais alto do ténis de mesa de Portugal. 

Mensagem da direcção do CTM Lagos

O CTM Lagos está de parabéns e precisa do vosso apoio! Que época! Foi um Início atribulado com a vinda de uma nova equipa técnica, novos jogadores, mas com o mesmo sentimento de fazermos mais e melhor. E foi uma época quase perfeita!! -No plano de apoios, a STAG passou a ser a nossa patrocinadora oficial com um contrato muito bom quer para a marca, quer para o clube. -Tivemos mais de 300 atletas no nosso torneio Cidade de Lagos; -Tivemos um estágio internacional com 7 treinadores internacionais e 36 participantes -Fomos á fase final da taça de Portugal sendo eliminados pelo vencedor nos quartos de final; -Passamos a ter desporto Adaptado no clube; - vencemos nos regionais em: Individual (Sub 10, sub 12, sub 15 , sub 18 femininos e Seniores); - E tivemos segundos lugares em: Sub 12, sub 15, sub 18 Em equipas, fomos campeões em: sub 15 e Sub 18 e não fomos mais porque não havia equipas para disputar. -Fomos campeões da 2 Divisão de Honra da zona Sul em equipas seniores Masculinos. Não subimos à primeira divisão, é verdade, mas lá chegaremos. O CTM Lagos cresce todos os dias, porém precisamos de mais apoio, seja institucional, financeiro ou desportivo. Agradecemos aos nossos patrocinadores: Restaurante da Mena , Mega Pizza, Restaurante 2 Irmãos, Luzdoc, Farmácia Pedra Mourinha. Já estamos a trabalhar para a próxima época, porque este clube, estes atletas, estes patrocinadores e acima de tudo porque esta cidade merece!! Que orgulho fazer parte desta instituição. O CTM Lagos! "

“A cidade poderia apoiar mais nomeadamente ao nível das estruturas para o clube, um espaço ou sede para que possamos treinar de forma mais completa.”

 

  • PARTILHAR   

Outros Artigos