A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, no concelho de Vila do Bispo, recebeu na manhã do dia 23 de Maio, a cerimónia de abertura da 8ª edição do Programa Cultural DiVaM (Programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos) este ano com o tema "Património, Comunidade e Inclusão".
Após as boas-vindas de Luciano Rafael, na qualidade de director do monumento, a Directora Regional de Cultura, Adriana Freire Nogueira, apresentou o programa, a que se seguiu um Concerto no feminino, um projecto da Artis XXI, Associação de Educação Artística de Lagoa, com o "Concerto no Feminino", com Rute Gomes, na flauta transversal, e Ana Castanhito, na harpa.
O jornal Correio de Lagos marcou presença, registando-se também a participação de José Francisco Rodrigues em representação da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio. Na ocasião, a Directora Regional aproveitou para parabenizar a instituição de Lagos pelos seus 90 anos celebrados a 1 de Maio. Curiosamente, ficámos a saber que Adriana Freire Nogueira, também tinha comemorado o seu aniversário na véspera deste evento na Igreja de Guadalupe, tendo sido presenteada com um ramo de flores no final da cerimónia.
Foi anunciado que o programa DiVaM integra 38 projectos, onde participam 36 associações culturais, num total de 61 actividades, a acontecer até ao final do ano. A temática “Património, Comunidade e Inclusão” constituiu o mote para a criação de vários projectos artísticos, culturais e educativos, a acontecer nos 3 monumentos afectos à Direcção Regional de Cultura do Algarve - Fortaleza de Sagres, Ermida de N.ª Sr.ª de Guadalupe e Ruínas Romanas de Milreu. O programa conta, ainda, com a colaboração das autarquias de Vila do Bispo e Faro, que desde a 1.ª edição se têm constituído como parceiros estratégicos para a concretização deste programa cultural.
Mas este ano há também menos monumentos – tudo se passará apenas na Fortaleza de Sagres e na Ermida de Guadalupe, no concelho de Vila do Bispo, e ainda nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi (Faro). Os restantes monumentos que costumavam integrar o DiVaM, por estarem sob a alçada da D. R. de Cultura, passaram recentemente para a responsabilidade das Câmaras Municipais: os castelos de Aljezur, Paderne e Loulé, e ainda os Monumentos Megalíticos de Alcalar (Portimão).
A coordenação do DiVaM é assegurada pela Maria Raquel Roxo. Além de outros colegas, a organização contou ainda com o apoio da Margarida Guerreiro, da área de comunicação da D. R. de Cultura do Algarve e Vanda Rita Oliveira no registo fotográfico.
Depois do espectáculo de abertura, a programação do DiVaM continuou no dia 5 de Junho, mas nas Ruínas Romanas de Milreu. Este monumento foi palco do projecto «PA’mim, PA’ti… Património», que pretendeu proporcionar novos olhares sobre o património de Milreu, dando enfoque especial à inclusão de grupos diversos.
O projecto incluirá outras actividades ao longo dos meses, como a oficina «Arqueólogo por um Dia!», dirigida ora a estudantes de artes e artistas estrangeiros residentes, ora a pessoas com deficiência auditiva, ou ainda a visita sensorial “Sentir Milreu”, dirigida ao público invisual. A promoção está a cargo da Lais de Guia – Associação Cultural do Património Marítimo.
Também em Junho, no dia 25, às 17h30, Milreu acolhe a ComClusão, uma exposição/instalação sonora, resultante de um projecto artístico que parte de uma reflexão sobre os conceitos de “inclusão” e “exclusão”. A concepção e curadoria é de Nicole Lissy e a sonoplastia de Miguel Neto, sendo promovida pela Amarelarte – Associação Cultural e Recreativa.
No dia 29 de Junho, às 17h00, as portas do monumento romano abrem-se aos «Espaços de Património, Sabedoria da Comunidade, Estratégias de Inclusão», diálogos em torno das expressões e saberes proverbiais, com Rui Soares e Marinela Soares, da Associação Internacional de Paremiologia.
Ainda em Junho, mas na Fortaleza de Sagres, no dia 13, às 18h00, apresentou-se o ensemble de sopros e percussão “Tradição Filarmónica”, da Sociedade Filarmónica Silvense, que propôs uma viagem musical pelas diversas sonoridades, desde a época medieval até à actualidade.
Este é apenas um primeiro resumo do DiVaM 2021, cuja programação completa está disponível no site do programa. Todas as actividades são de entrada livre, mas sujeita a inscrição obrigatória. Para mais informações, deve contactar fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou 282 620 140, bem como milreu@cultalg.gov.pt ou 289 997 823.
.
In: Edição Impressa do Jornal Correio de Lagos nº368 · JUNHO 2021