(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Primeira Equipa do Esperança de Lagos a ganhar o Campeonato Regional de Juvenis Celebra 50 anos de um feito histórico

Primeira Equipa do Esperança de Lagos a ganhar o Campeonato Regional de Juvenis Celebra 50 anos de um feito histórico

O primeiro título regional de futebol do Esperança de Lagos foi conquistado na época 1968/69, através da equipa de Juvenis. 

(Edição 345 ·Jornal Correio de Lagos JULHO 2019)     

 Para comemorar este feito histórico, ao longo dos anos, um grupo de jogadores foi organizando, pontualmente, alguns encontros marcados por almoços ou jantares, reunindo dirigentes da época, bem como o antigo treinador Adelino Amélio, já falecido, mas saudosamente recordado pela família do futebol lacobrigense. A “geração de ouro” como já tivemos ocasião de apelidar numa reportagem alargada produzida há uns anos atrás, decidiu assinalar 50 anos deste momento glorioso em duas partes, à imagem de um jogo de futebol. Assim, no dia 27 de Julho de 2018, o grupo de jogadores, o dirigente daquela era, Fernando Filipe, bem como o actual presidente do Esperança de Lagos, António José Alves, deram o pontapé de saída no restaurante “Mena” com um jantar convívio que ficou marcado pela oferta de uma placa e de galhardetes do Esperança de Lagos por parte do presidente do emblema lacobrigense. A segunda metade do encontro decorreu no dia 12 de Julho de 2019, desta vez no restaurante do Parque da Trindade, justamente ali ao lado do campo de futebol que viu nascer aqueles jovens craques, a aprender, evoluir e tornarem-se campeões regionais.

Recorde-se, mais uma vez, que a designação “geração de ouro” tem um significado de reconhecimento do mérito desportivo mas também do percurso profissional e como cidadãos exemplares.

Assim, reportando-nos aos participantes nesta efeméride, em 2018 relembrámos os percursos profissionais e desportivos de cinco protagonistas: Carlos Cabral, Emídio Batista, Joaquim Paulino, José Joaquim (Jota), José Manuel Gonçalves (Lelecas). Agora, em 2019 apresentamos resumidamente, os outros cinco actores deste filme.

Fernando Águas - Extremo no futebol, praticou atletismo, luta livre e andebol, modalidade em que manteve intensa actividade como um dos fundadores, treinador e dirigente do Clube Gil Eanes. Profissionalmente, foi desenhador numa empresa privada e na Câmara Municipal de Lagos onde terminou a sua carreira laboral.

Carlos Tempera - Defesa de raça, apto para jogar em qualquer posição, representou o Esperança de Lagos também em seniores. À semelhança dos seus companheiros praticou igualmente andebol e atletismo. Um verdadeiro contador de histórias do desporto lacobrigense e não só. Foi desenhador em empresa privada, mas sobretu
Primeira Equipa do Esperança de Lagos a ganhar o Campeonato Regional de Juvenis Celebra 50 anos de um feito histórico
do na Câmara Municipal de Lagos onde se aposentou.

Carlos Lopes - Um centro campista de grandes faculdades que ainda representou a equipa principal do Esperança de Lagos, mas que tinha qualidade para ter representado os melhores clubes nacionais. Carlos emigrou muito cedo, estando na Bélgica há muitos anos onde trabalhou e é empresário. Porém, não perde oportunidade de viajar para Portugal, para férias e encontros de amigos na sua terra.

Vítor Ramos - Outro craque de futebol, extremo ou médio ala direito, deu nas vistas no escalão de juvenis em Lagos e rumou depois para a Académica de Coimbra para jogar e estudar. Formou-se em Economia e, neste momento, é auditor no Centro Hospitalar de Leiria. Reside actualmente em Leiria, donde se deslocou propositadamente para marcar presença neste jantar comemorativo.

José Pedro - Guarda-redes do Esperança de Lagos, cuja actividade de canalizador não permitiu outros voos desportivos. Mas foi um excelente profissional, até que um problema de saúde o traiu. Porém, nada impede que marque regularmente presença nos convívios comemorativos da sua equipa de juvenis que se tornou pela primeira vez campeã do Algarve.

Fernando Filipe - Dirigente à época dos campeões regionais desta equipa, manteve-se muitos anos nos corpos sociais do Esperança de Lagos desempenhando os mais distintos cargos. Um esperancista de corpo e alma, um amante do associativismo que também dinamizou outras colectividades. 
Foi um reputado funcionário da Repartição de Finanças.

No repasto bem confecionado com pratos diversificados maioritariamente de produtos típicos algarvios, as memórias vieram à tona, mas também se discutiu o presente e perspectivou-se o futuro. E para fechar a celebração com chave de ouro, foi tempo para uma foto de família com os jogadores presentes e o dirigente da altura, a que se juntou o reeleito presidente do clube, António José Alves. De registar e saudar igualmente a participação e colaboração dos dirigentes do clube José Barão e Leal, o massagista de longa data Francisco Sequeira e os funcionários do clube, Filipe Conceição e José Rosado que foram incansáveis para o sucesso deste encontro. 

  • PARTILHAR   

Outros Artigos