(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Edição impressa de Setembro 2021 — Especial Autárquicas: Conheça os candidatos às Câmaras Municipais, Assembleias Municipais e Assembleias de Freguesia (Vila do Bispo)

Edição impressa de Setembro 2021 — Especial Autárquicas: Conheça os candidatos às Câmaras Municipais, Assembleias Municipais e Assembleias de Freguesia (Vila do Bispo)

Uma cobertura jornalística inédita. Com igualdade de oportunidades e de tratamento das diversas candidaturas, que pretende valorizar o Poder Local. À semelhança de 2017, o jornal Correio de Lagos deu destaque às eleições autárquicas que acontecem no próximo dia 26 de Setembro de 2021. Para esta edição impressa, foi decidido publicar um caderno especial, contemplando entrevistas a todos os cabeças-de-lista candidatos aos três órgãos autárquicos – Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia – dos concelhos de Aljezur, Lagos e Vila do Bispo. 

.

O CL lançou duas perguntas:

1 – Porque se candidata ao cargo de Presidente da Câmara Municipal/Assembleia Municipal/Assembleia de Freguesia?
2 – Que razões e propostas apresenta que possam levar o eleitorado a preferi-lo a si, aos demais candidatos?

.

Participação activa e democrática

Neste gigantesco esforço para celebrar a democracia em Terras do Infante, é justo reconhecer a preciosa colaboração dos candidatos e respectivas forças políticas que aderiram activamente à iniciativa do jornal Correio de Lagos nesta edição especial “Autárquicas 2021”. Cerca de setenta e nove cabeças-de-lista expõem as razões e propostas das suas candidaturas aos eleitores de Aljezur, Lagos e Vila do Bispo. Uma robusta participação que importa relevar.

Apraz-nos registar que responderam à chamada, a cem por cento, o BE de Lagos e de Vila do Bispo, PS e CHEGA nos três municípios, PSD de Lagos, CDU de Lagos, a Coligação "Lagos com Futuro" (Nós Cidadãos e Aliança), Coligação “A Nossa Terra em Boas Mãos” (PPD/PSD, CDS-PP, MPT e PPM) em Vila do Bispo, PAN de Lagos, bem como os Grupos de Cidadãos Independentes “Renascer” (Aljezur), “Somos pelo Concelho – Vila do Bispo”, Lista Unitária do Progresso (LUP) na Freguesia de Barão de S. Miguel e Movimento Independente “Vamos Fazer Mais”, na Freguesia de Budens (Vila do Bispo).

Por outro lado, a CDU de Vila do Bispo respondeu relativamente aos candidatos da Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia de Budens, mas o mesmo não aconteceu nas Freguesias de Vila do Bispo e Raposeira, bem como em Barão de S. Miguel.

Já a CDU de Aljezur correspondeu em relação aos candidatos à Câmara Municipal e Assembleia Municipal, não tendo respondido às questões colocadas aos cabeças-de-lista das quatro Freguesias do concelho. De igual modo, o PSD de Aljezur somente concedeu as entrevistas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal, porém não foi possível receber as respostas dos candidatos às Assembleias de Freguesia de Bordeira e Aljezur. De referir que apenas o CDS-PP de Lagos não consta da nossa lista de candidatos, após todos os contactos com responsáveis locais e regionais.

De sublinhar que foi necessário um exercício de alinhamento dos espaços programados, desde logo perante os poucos ausentes, mas também devido aos 2.500 caracteres estipulados para cada candidato, em que a esmagadora maioria cumpriu rigorosamente, alguns pecaram por excesso, tendo sido reduzido o tamanho de letra, e ainda outros que escreveram menos texto e obrigaram a ajustes na paginação.

Neste contexto, reforçamos que o balanço é francamente positivo, deixando votos aos nossos leitores e obviamente aos eleitores a mensagem de esperança de que haja uma ampla corrida às urnas e uma clara diminuição da abstenção.

Confira abaixo as respostas dos candidatos que aderiram ao desafio, neste caso, no concelho de Vila do Bispo.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos