Os elementos da Estação Salva-Vidas de Sagres apoiaram durante o dia de ontem três veleiros que sofreram «interacções» de orcas entre Lagos e Sagres.
Durante a manhã de domingo, cerca das 08:00 horas, foi recebido um alerta através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), informando que um veleiro havia sofrido interacção com orcas e ficara com o leme danificado, o que originou entrada de água na madre do leme.
Perante o pedido de socorro, foram empenhados de imediato para o local os elementos da Estação Salva-Vidas de Sagres, que verificaram que o único tripulante a bordo se encontrava bem. A entrada de água foi contida e o veleiro rebocado para o Porto de Lagos, por questões de segurança para a navegação.
Durante a tarde, pelas 16:30 horas, foi recebido novo alerta através do MRCC Lisboa, sendo que outro veleiro, com três tripulantes a bordo, havia também sofrido diversas interacções com orcas, ficando sem leme. Foram activados para o local os elementos da Estação Salva-Vidas de Sagres que, ao verificarem que os três tripulantes estavam a salvo, procederam ao reboque do veleiro para o Porto da Baleeira.
Perto das 18:30 horas foi recebido um terceiro alerta, desta vez de um veleiro com quatro tripulantes a bordo, que ficara igualmente sem leme. A Estação Salva-Vidas de Sagres voltou a dar conta da ocorrência, tendo o barco sido rebocado para o Porto da Baleeira.
O Capitão do Porto de Lagos emitiu então um aviso à navegação sobre tais situações. Ao momento, a Polícia Marítima encontra-se em Lagos e Sagres a patrulhar a costa e a informar os tripulantes das embarcações para acasos semelhantes.