A Academia Militar (AM) realizou hoje, dia 2 de novembro, pelas 10H00 horas, a cerimónia de tomada de posse do novo 2.º Comandante da AM, Brigadeiro-General João Carlos Marques Fonseca, numa cerimónia que foi presidida por S. Exa. o General Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão que conferiu posse e contou com a presença de S. Exa. o Comandante-Geral da GNR, Tenente-General Rui Alberto Ribeiro Veloso, tendo lugar na Sala D. João IV da AM, em Lisboa.
O Brigadeiro-General Marques Fonseca torna-se o primeiro Oficial General oriundo da GNR a tomar posse como 2.º Comandante da AM, num evento que contou com a presença da estrutura superior do Exército e da Guarda Nacional Republicana, bem como dos demais Oficiais, Professores, Alunos, Sargentos, Praças e funcionários civis que servem na AM.
O Brigadeiro-General João Carlos Marques Fonseca, nasceu na Figueira da Foz, a 19 de setembro de 1968, tem 55 anos de idade e 32 anos de serviço efetivo, tendo sido promovido ao atual posto a 11 de setembro do corrente ano. Está habilitado com o Mestrado em Ciências Militares na especialidade de Segurança - Cavalaria, pela AM, duas Pós-Graduações - em “Direito e Segurança” e “Segurança e Defesa” -, ambas pela Universidade Nova de Lisboa, possui vários cursos de especialização e qualificação profissional, a nível nacional e internacional, e é Auditor em Segurança Interna. Na sua folha de serviços constam várias condecorações, louvores e prémios.