(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Polícia de Segurança Pública celebra hoje o 154.º aniversário

Polícia de Segurança Pública celebra hoje o 154.º aniversário

A Polícia de Segurança Pública (PSP) é a força policial mais antiga de Portugal.

A História da PSP remonta a 1383, ano da constituição do primeiro corpo organizado de polícias na cidade de Lisboa, denominados "Quadrilheiros", por iniciativa de D. Fernando I. Em 1760, foi criado o lugar de Intendente-Geral da Polícia da Corte e do Reino, com jurisdição em matéria de segurança pública, vulgarizando-se o termo «polícia».

Em 2 de julho de 1867, com a criação da Polícia Cívica de Lisboa e Porto, foram lançadas as bases organizacionais, funcionais e culturais do que é hoje a PSP.

Com uma matriz civil, uniformizada e armada, a PSP tem por missão genérica defender a legalidade democrática, garantir a segurança interna e os direitos dos cidadãos. Conta, para além da Direcção Nacional, com uma Unidade Especial de Polícia (UEP), dois estabelecimentos de ensino (Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna – único estabelecimento de ensino superior policial em Portugal – e a Escola Prática de Polícia – EPP, de cariz profissional), um instituto público dedicado à acção social complementar (Serviços Sociais) e um total de 502 unidades e sub-unidades operacionais, enquadradas por 2 omandos Regionais, 2 Comandos Metropolitanos e 16 Comandos Distritais.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos