A Lancha de Patrulhamento Costeiro “Bojador”, da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da Guarda Nacional Republicana (GNR), regressará a Lisboa amanhã, dia 21 de Julho, bem como a respectiva guarnição, após o término da sua participação na Operação Conjunta “THEMIS 2022” – na Sardenha – Itália.
O objectivo principal desta missão, que decorreu de 23 de Março a 14 de Julho sob a égide da Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia, foi actuar na vertente da vigilância fronteiriça, controlar fluxos de imigração irregular, combater a criminalidade transfronteiriça e reforçar a cooperação europeia ao nível da Guarda Costeira.
A guarnição da Lancha Bojador é composta por 20 militares, os quais, durante os 113 dias de missão, contabilizaram mais de mil horas navegadas e cerca de 6500 milhas náuticas percorridas, tendo ainda resgatado 48 migrantes em pleno mar mediterrâneo e apreendido cinco embarcações que tentaram efectuar a travessia para a Europa. Através dos meios de visão noturna a bordo da Lancha Bojador, foram ainda detectados 22 migrantes em terra.