A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Vila Real de Santo António, durante a madrugada de dia 21 de Junho, interceptou uma embarcação de alta velocidade com 42 fardos de haxixe, correspondendo a cerca de 1,4 toneladas, no rio Guadiana.
No decorrer de uma operação em colaboração com a congénere Guardia Civil, que visava o combate ao tráfico internacional de estupefacientes por via marítima, os militares encontravam-se empenhados numa acção de vigilância que visava o controlo da fronteira marítima, através do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC).
Nesse contexto, em coordenação com as autoridades espanholas, foi acionada uma Embarcação do Destacamento, que interceptou a embarcação suspeita junto à margem espanhola, perto da localidade portuguesa da Foz de Odeleite. A embarcação semirrígida, com três motores de alta potência, continha no seu interior 42 fardos de haxixe. Perante a presença da GNR, os tripulantes da embarcação encetaram fuga para a margem espanhola.
No seguimento da operação referida, a Guardia Civil realizou um conjunto de diligências, que culminou na detenção de dois indivíduos suspeitos e na apreensão de um veículo. A embarcação interceptada e os fardos de haxixe, foram também entregues às autoridades espanholas, no âmbito da investigação levada a cabo por aquela força de segurança.