(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

GNR: 2.ª edição do Workshop - Comunicação sobre incêndios rurais

GNR: 2.ª edição do Workshop - Comunicação sobre incêndios rurais

Realiza-se amanhã, dia 27 de maio, a primeira sessão da 2.ª edição do Workshop “Comunicação sobre incêndios rurais – Do jornalista ao cidadão”, coorganizado pelas entidades públicas do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Polícia Judiciária (PJ).

O Workshop gratuito, composto por duas sessões que decorrem no dia 27 de Maio e 3 de Junho em formato online, tem como principal objectivo formar os órgãos de comunicação social à escala nacional para uma comunicação de informação mais clara e objectiva, contribuindo assim, para que a população compreenda de forma adequada e transparente o risco e as consequências dos incêndios rurais, quais as medidas que devem adoptar para prevenir e mitigar comportamentos de risco.

O Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais 20-30 estabelece como um dos seus quatro objectivos estratégicos a modificação de comportamentos de risco por parte dos cidadãos. Este objectivo é alcançado se todos adoptarmos as melhores práticas de autoprotecção, evitarmos ter comportamentos negligentes e se, quando usarmos o fogo em espaços rurais, o façamos em dias de menor risco. Modificar comportamentos pressupõe também conhecer o valor da floresta e dos espaços naturais e ainda divulgar e seguir as boas práticas de prevenção de incêndios. Só assim conseguiremos ter um Portugal mais protegido de incêndios rurais graves em 2030.

Para a redução de comportamentos de risco por parte da população, para além das campanhas de maior proximidade sob chapéu da campanha nacional “Portugal Chama. Por Si. Por Todos” dinamizadas pelas várias entidades do SGIFR, considerou-se como crítico a melhoria da percepção do risco e adopção de melhores práticas. A percepção de risco e adopção de melhores práticas pode ser capitalizada pelas mensagens que são veiculadas por todos os órgãos de comunicação social, e por isso, entendeu-se inscrever no Plano Nacional de Acção, um projecto dedicado à formação destes órgãos para a comunicação do risco.

Em 2021, na primeira edição deste Workshop, foram muitos os jornalistas que se juntaram para ouvir falar sobre comunicação de risco e sobre a situação nacional relativa aos incêndios rurais. A edição deste ano, conta com um número significativo de jornalistas inscritos, de vários órgãos de comunicação social, que encontrão aqui um espaço para verem as suas dúvidas e questões esclarecidas e ainda contactarem directamente com pontos focais das várias entidades para o tema da comunicação. Espera-se que deste Workshop os jornalistas levem consigo diversos takeaways que lhes permitam fazer o seu trabalho em maior segurança e que obtenham também a melhor informação possível sobre a temática dos incêndios em Portugal, que lhes permita veicular aos cidadãos mensagens mais claras e objectivas com a coerência técnica necessária.

Legenda da Imagem:

1. Cartaz.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos