(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2023 - Formações Profissionais

Esclarecimento da GNR – Detecção de embarcações suspeitas junto à ilha da Armona

Esclarecimento da GNR – Detecção de embarcações suspeitas junto à ilha da Armona

Hoje, dia 24 de Janeiro de 2023, pelas 13h30, a Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), detetou, próximo da ilha da Armona (Olhão), uma embarcação de alta velocidade (EAV), com aproximadamente 14 metros de comprimento e 4 motores de alta potência, normalmente associadas ao tráfico de estupefacientes por via marítima.

De imediato, foi accionada uma Equipa de Patrulhamento e Interceção Marítima do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, através de uma embarcação no sentido de confirmar as suspeitas e interceptar a mesma. Durante o deslocamento a embarcação da UCC detetou uma segunda EAV, tendo verificado que ambas se encontravam carregadas com diverso material a bordo designadamente jerricans e volumes que se presumem ser produto estupefaciente. Na tentativa de interceptar uma das embarcações suspeitas, foram dadas ordens de paragem aos tripulantes, que não acataram, continuando em fuga.

Decorrente da alta velocidade em que esta acção aconteceu e das manobras bruscas realizadas pela EAV suspeita, um dos motores da embarcação da UCC cedeu, provocando a sua paragem imediata e danos estruturais.

Para além disso, a embarcação da UCC registou entrada de água no interior, pelo que foram activados os meios de socorro e empenhada mais uma embarcação naval da UCC.

A embarcação da UCC foi rebocada e os dois militares da GNR que tripulavam a embarcação da UCC encontram-se em terra, sem ferimentos.

O SIVICC fez o acompanhamento das EAV suspeitas, tendo uma delas rumado a Sul e a outra a Espanha, tendo sido informadas as autoridades espanholas.

Os factos foram comunicados ao Ministério Público.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos