O Corpo de Bombeiros de Lagos, após um esforço conjunto, entre o Município de Lagos e a Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos, reactivou, no ano de 2021, a Unidade de Salvamento Aquático.
A Equipa de Salvamento Aquático (ESA) composta por mergulhadores, nadadores-salvadores e condutor de embarcação de socorro voltou ao activo e ao serviço de todos os lacobrigenses e de quem nos visita diariamente.
De forma a corresponder às necessidades da Equipa Operacional e, com o apoio do Município de Lagos, foi possível adquirir uma nova Embarcação com características inerentes às funções da ESA, bem como, todo o equipamento indispensável à sua missão.
A embarcação ficará atracada no Cais P da Marina de Lagos, durante a época balnear, de modo a corresponder com maior eficácia e rapidez a todas ocorrências em articulação com a Capitania do Porto de Lagos.
Os riscos identificados diariamente no nosso Concelho exigem o investimento em meios adequados, facto que o Município de Lagos não ficou alheio, investindo na resposta às expectáveis consequências de um tsunami, cheias no perímetro urbano, acidente marítimo ou outro tipo de ocorrência que se desenvolva num plano de água.