Os elementos do Projecto "SeaWatch", pertencente à Autoridade Marítima Nacional, salvaram esta manhã um homem de 57 anos, depois de alegadamente se ter sentido mal, entrando em paragem cardiorrespiratória, na praia de Alvor, no concelho de Portimão.
Na sequência de um alerta recebido pelas 11h05, através de um concessionário, a informar que se encontrava um homem em paragem cardiorrespiratória na praia, foram de imediato activados para o local elementos do Projecto "SeaWatch", bem como elementos dos Bombeiros Voluntários de Portimão e elementos do INEM.
A vítima foi inicialmente assistida pelos nadadores-salvadores, que iniciariam as manobras de reanimação, com o auxílio de médicos e enfermeiros que se encontravam no local, até à chegada dos elementos do Projeto “SeaWatch” que continuaram as manobras de reanimação, com recurso ao Desfibrilhador Automático Externo (DAE) que equipa as viaturas AMAROK.
Após diversas tentativas, foi possível reanimar a vítima, tendo os elementos da Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM (VMER) prestado assistência diferenciada, por forma a estabilizar a vítima.
Os elementos do Projecto "SeaWatch" transportaram de seguida a vítima para fora da praia, com recurso à viatura AMAROK, onde aguardava uma ambulância dos Bombeiros Voluntários Portimão que a transportou, em estado estável, para uma unidade hospitalar.