Lagos é uma das partes subscritoras do protocolo de cooperação destinado a assegurar a manutenção, na região, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), contribuindo com 32.691,25 euros para esse objectivo comum.
A quantia, ratificada na última reunião de câmara, vai permitir comparticipar os encargos com o Grupo de Reforço para Incêndios Florestais, as Equipas de Combate a Incêndios e as Equipas Logísticas de Apoio ao Combate.
O período compreendido entre 15 de Maio e 15 de Outubro, considerado como o mais vulnerável à ocorrência de incêndios rurais, exige níveis reforçados de empenhamento operacional. Para garantir a resposta, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, a Federação dos Bombeiros do Algarve, os 16 municípios da região e as associações humanitárias de bombeiros voluntários celebraram, uma vez mais, um protocolo de cooperação para assegurar a operacionalidade do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.
A missão é garantir um ataque inicial eficaz no combate aos incêndios rurais que possam deflagrar na região.
Merece referir que o momento actual corresponde ao nível IV de empenhamento operacional (que vai de 1 de Julho a 30 de Setembro), pelo que se recomenda o máximo cuidado nas actividades quotidianas, visando a prevenção dos incêndios rurais.