(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

DGRM abre consulta pública para utilização do espaço marítimo por exposição subaquática no Algarve

DGRM abre consulta pública para utilização do espaço marítimo por exposição subaquática no Algarve

A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) abriu um procedimento de consulta pública, a pedido da Câmara Municipal de Albufeira, para a atribuição de um Título de Utilização Privativa do Espaço Marítimo Nacional (TUPEM), referente à criação de um local expositivo submerso ao largo da Praia de Santa Eulália, em Albufeira. O pedido de TUPEM estará em consulta pública, no sítio da DGRM, entre 23 de Agosto e 12 de Setembro.

O local de exposição submerso irá contar com 13 obras do artista Vhils, constituído por cinco esculturas realizadas sobre betão e argamassa inertes e oito esculturas em ferro resultantes do desmantelamento de centrais termoeléctricas. Todas as esculturas serão sujeitas a um processo prévio de decapagem e descontaminação para remoção de todos os vestígios de tintas e outros resíduos.

Além da criação do local expositivo, cuja visita será livre, o projecto prevê ainda a monitorização das estruturas do ponto de vista da sua colonização pelo ecossistema marinho e o seu povoamento com corais recuperados de capturas acidentais em redes de pesca de fundo ou arrancadas por tempestades.

Designada de EDP Art Reef, a exposição subaquática foi pensada “com o intuito de gerar um novo recife artificial”, unindo “a componente artística à biológica”.

Nos termos do artigo 57.º do Decreto-Lei n.º 38/2015 de 12 de Março, o TUPEM será atribuído sob a forma de Autorização, válido por um período máximo de 10 anos.

Links úteis:

Portal DGRM/Pedido de TUPEM: https://www.dgrm.mm.gov.pt/web/guest/discussao-publica1

Projecto EDP Art Reef: https://www.edp.com/pt-pt/changing-tomorrow-now/edp-art-reef

Sobre a DGRM

A DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, tem como missão o desenvolvimento da segurança e dos serviços marítimos, incluindo o sector marítimo-portuário, a execução das políticas de pesca, da aquicultura, da indústria transformadora e actividades conexas, a preservação e conhecimento dos recursos marinhos, bem como garantir a regulamentação e o controlo das actividades desenvolvidas nestes âmbitos.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos