Com incremento do risco de incêndio para os próximos dias e com as simultâneas ignições em todo o território nacional o Corpo de Bombeiros de Vila do Bispo incorpora a resposta regional, com vista a mitigar as condições meteorológicas que se avizinham.
Para o Dispositivo de Combate aos Incêndios Rurais estão empenhados até ao próximo dia 15 de Julho com mais uma equipa de Combate, constituída por cinco bombeiros, pré-posicionada em Barão de São João.
Em aditamento as duas equipas, ELAC e ECIN, já anteriormente constituídas e que estão sediadas no quartel.
Este empenhamento de meios encontra-se simultaneamente a trabalhar com 2 equipas de pré-hospitalar e 1 de intervenção, em formato 24h, para além de toda a resposta diária a nível das conduções de doentes não urgentes.
De salientar que, por força do agravamento do risco de incêndio, o país está em situação de Contingência, no âmbito da Lei de Bases da Protecção Civil e para o Estado de Alerta Especial de nível Vermelho, desde ontem, dia 11 de Julho 2022.
O Bombeiros apelam a todos que cumpram as restrições em vigor, evitando assim comportamentos negligentes.
Saiba que é proibido:
- o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos florestais e rurais e outras vias que os atravessem; realizar queimas e queimadas; realizar trabalhos com recurso a qualquer tipo de maquinaria; realizar trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadouras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâmina ou pá frontal; e usar fogo-de-artifício.
Evite comportamentos de risco!