(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2023 - CM Lagos - Natal

Balanço da Campanha “Cinto-me vivo”

Balanço da Campanha “Cinto-me vivo”

A Campanha de Segurança Rodoviária “Cinto-me vivo”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu nos dias 12 a 18 de setembro e teve como objetivo alertar os condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre e de forma correta os dispositivos de segurança.

Esta campanha incluiu cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização realizadas pela GNR e pela PSP, nas localidades de Alenquer, de Viana do Castelo, de Celeirós, de Santarém e de Caldelas. Contou ainda com a participação do serviço das administrações regionais da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira na realização de ações de sensibilização, completando o trabalho de fiscalização que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de um comunicado de imprensa enviado para a comunicação social na véspera do lançamento da campanha.

Na campanha foram sensibilizados 651 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:

§ Utilize sempre uma cadeirinha homologada, devidamente instalada e adaptada à altura e peso da criança;

§ Utilize sempre o cinto de segurança, em todos os lugares do veículo e em todos os percursos, mesmo nos de curta distância;

§ Utilize o capacete de modelo aprovado, devidamente ajustado e apertado.

Durante as operações das Forças de Segurança realizadas foram fiscalizados presencialmente 47.043 veículos, tendo sido registado um total de 11.171 infrações, das quais 714 relativas à não utilização ou utilização incorreta dos dispositivos de segurança.

Número de veículos fiscalizados

Total de Infrações

Infrações relativas a dispositivos de Segurança

GNR

32.239

6.678

588

PSP

14.804

4.493

126

Total

47.043

11.171

714

No período da campanha registou-se um total de 2.437 acidentes, de que resultaram 10 vítimas mortais, 46 feridos graves e 764 feridos leves.

Relativamente ao período homólogo de 2022, verificaram-se menos 560 acidentes, mais 1 vítima mortal, menos 17 feridos graves e menos 218 feridos leves.

Os acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos do Porto (2), Leiria (2), Lisboa (4), Beja e Évora.

As 10 vítimas mortais, 9 das quais do sexo masculino, tinham idades entre 10 e 83 anos.

Estas vítimas mortais resultaram de 6 despistes, 3 colisões e 1 atropelamento, em que estiveram envolvidos 10 veículos ligeiros (1 dos quais de mercadorias), 1 veículo pesado de mercadorias, 3 motociclos, 1 ciclomotor e 1 trotineta.

As vias onde ocorreram os acidentes foram em 4 arruamentos, 2 estradas nacionais, 2 estradas municipais e 2 itinerários complementares.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos