O Comando Distrital da PSP de Faro informa que, através da sua Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Portimão procedeu, no dia de ontem, à detenção de 10 homens, entre os 20 e os 38 anos de idade e à constituição como arguidos de mais cinco cidadãos, todos indiciados pela prática de tráfico de estupefacientes.
Estas detenções ocorreram na sequência de uma investigação desenvolvida ao longo dos últimos dois anos, onde se foram recolhendo diversos elementos de prova que sustentaram o facto de tais suspeitos se dedicarem à prática desta actividade ilícita, de forma reiterada e fazendo dela o seu modo de vida, especialmente na modalidade de venda directa ao consumidor.
A investigação foi coordenada pelo Departamento de Investigação e Acção Penal de Portimão, tendo o Magistrado responsável pelo inquérito acompanhado, no terreno, parte das diligências realizadas.
Salientamos que, na manhã de ontem, foram cumpridos 33 mandados de busca nos concelhos de Portimão e Silves, dos quais 20 mandados de busca domiciliária, com o apoio das diferentes valências da Polícia de Segurança Pública, nomeadamente com o empenho de equipas de Investigação Criminal, Intervenção Rápida, Trânsito e Patrulha e da Unidade Especial de Polícia, bem como através da prestimosa colaboração da Guarda Nacional Republicana.
Resultado desta acção destacam-se a apreensão de 240 gr de liamba, 2 plantas de cannabis, 20 doses de haxixe, 50 doses de ecstasy, 23 doses de cocaína, 3espingardas de calibre 12 e 1 pistola 6.35 milímetros, cujas proveniências e legalidade se estão a averiguar, 2 reproduções de arma de fogo, 6 cartuchos cal 12, 23 munições de salva, 1 bastão extensível, 8.655 euros, 6 viaturas automóveis e 62 artefactos pirotécnicos vulgarmente conhecidos por "petardos".
Os detidos serão presentes perante Autoridade Judiciária, previsivelmente durante o dia de hoje, para aplicação das medidas de coacção consideradas adequadas, enquanto aguardam julgamento.
De realçar o esforço proactivo e de prevenção geral desenvolvido pelo Comando Distrital de Faro em continuar a dificultar a actividade criminosa em geral, considerando ter dado um duro golpe no tráfico de estupefacientes no concelho de Portimão, reforçando assim a tranquilidade pública das comunidades residentes.
Reiteramos que nos manteremos com especial atenção a estes e outros fenómenos criminais.