(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde promove E-Book dedicado à literacia em saúde e os jovens

Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde promove E-Book dedicado à literacia em saúde e os jovens

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), em parceria com a agência de comunicação ‘Miligrama – Comunicação em Saúde’, vai lançar um E-Book subordinado ao tema da Literacia em Saúde e os jovens.

Intitulado “A Literacia em Saúde e os Jovens”, o livro digital, apresenta-se como uma ferramenta de promoção e reflexão acerca de desafios e estratégias para aumentar a literacia em saúde dos jovens portugueses, especificamente na sua relação com o acesso, compreensão e uso dos recursos de saúde.

“Este e-book reúne um conjunto vasto de especialistas que debateram várias alternativas, intervenções e reflexões direccionadas aos jovens. É útil para o segmento a quem se dirige, os jovens, como material académico de partilha nas Universidades, mas também para os pais, para outros educadores, para os que legislam”, refere a Presidente da direcção da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, Cristina Vaz de Almeida.

Com chancela digital da editora Ponteditora, e design ‘Miligrama – Comunicação em Saúde’, o e-book, com coordenação de Cristina Vaz de Almeida, [Vaz de Almeida C. (2022). Os Jovens e a literacia em saúde. Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Miligrama. ISBN 978-989-99820-8-6], materializa-se no seguimento do webinar “Os Jovens e a Literacia em Saúde: Que Desafios?”, realizado a 16 de Maio, no âmbito da European Public Health Week 2022 (Semana Europeia da Saúde Pública), que decorreu de 16 a 20 de Maio.

A saúde dos jovens é uma saúde que deve ter em conta o perfil destas gerações Millenial, Gen.Z e Alpha para enquadrar os jovens dos 12 aos 25 anos. São gerações que nasceram dentro do mundo plenamente digital, navegam muito facilmente, acedem facilmente, mas têm questões e problemas relacionados com a selecção, triagem, reconhecimento de fontes credíveis. Esta realidade é trazida à colação neste e-book, agora lançado. Devemos reconhecer os perfis destes públicos para depois avançarmos para estratégias e políticas, e, por isso, a Literacia em saúde é fundamental”, frisa ainda a responsável.

“O trabalho em parceria resulta sempre melhor. Em boa hora associamo-nos à ‘Miligrama – Comunicação em Saúde’ para este projecto e a especialistas em literacia em saúde e interessados na temática. Concentramos, assim, neste e-book, muitas pistas válidas e sólidas que nos apresentam esta geração de pessoas mais novas e a sua relação com a saúde”, completa ainda a especialista em literacia em Saúde Cristina Vaz de Almeida.

Por sua vez, Eduardo Leite, presidente da Ponteditora, refere que a sinergia estabelecida, com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, na promoção do e-book, visa promover mais conhecimento em Literacia em Saúde no país.

A Ponteditora tem por missão a produção e difusão de investigação técnica e científica em língua portuguesa. Para o efeito, edita em formato de revistas, jornais, livros, entre outras publicações impressas e em linha. É neste âmbito que surge a parceria entre a SPLS e a Ponteditora, no sentido de divulgar conhecimento numa área de significativa importância para a sociedade como é a literacia em saúde”, afirma o responsável.

Patrícia Martins, enfermeira e vice-presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Diogo Franco Santos, médico de Medicina Geral e Familiar do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Central e sócio da SPLS, ambos especialistas em literacia em saúde, e Paula Taborda, enfermeira do USCP de Alcochete, encabeçam alguns dos profissionais de saúde e investigadores portugueses que participam no e-book.

O livro digital encontrar-se-á disponível no site da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde www.splsportugal.pt e no site da Ponteeditora em https://ponteditora.org/loja/

  • PARTILHAR   

Outros Artigos