O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) em parceria com a Associação A Rocha está a implementar e dinamizar várias Saídas de Campo gratuitas de forma a explorar a diversidade natural do Algarve.
O arranque deste programa de Saídas de Campo é dado com a exploração de um percurso sobre Orquídeas Selvagens. As visitas serão nos dias 13, 17 e 20 de abril e são gratuitas requerendo inscrição prévia que poderá ser feita aqui.
Já para maio, estão previstas novas Saídas de Campo desta feita para descobrir várias espécies de libélulas e libelinhas.
Igualmente preparadas, mas ainda em fase de marcação de datas que serão brevemente anunciadas pelo CCVL, estão Saídas de Campo dedicadas às aves que habitam na Ria de Alvor bem como as aves que circulam na região de Sagres.
Este programa de Saídas de Campo está integrado no projecto EcoScience que o Centro Ciência Viva de Lagos se encontra a implementar, financiado pela primeira edição do Orçamento Participativo de Portugal (OPP) na área da Ciência.
O Projecto EcoScience é uma parceria do Centro de Lagos com os Centros Ciência Viva do Algarve e de Tavira, o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve e a Associação A Rocha, pretende realizar diversas atividades de divulgação e comunicação de ciência para as escolas e para o público em geral, em toda a região do Algarve.
A proposta apresentada pelo CCVL concentra-se na promoção da literacia científica e tecnológica dentro da temática da sustentabilidade, em alinhamento com vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Um segundo conjunto de atividades deste projecto envolve a implementação de EcoDays em diversas escolas, a realização de um congresso científico pelos alunos do ensino secundário e a concretização de Encontros Participativos, maioritariamente para o público adulto, bem como palestras e workshops para o público sénior (Ciência Sénior).
As actividades propostas para as Escolas podem ser integradas no plano curricular dos alunos de acordo com as novas metas de flexibilização dos currículos. Sobretudo na vertente do projeto que se destina ao Ensino Secundário, o EcoScience irá recorrer a novas tecnologias (automação, programação e robótica) para abordar temáticas das ciências do ambiente e proporcionar um maior envolvimento e interesse do público mais jovem.
A realização de um Congresso científico para e pelos alunos do Ensino Secundário, focado na temática da Poluição, irá envolver estes alunos na discussão activa de uma temática concreta, aproximando-os do ambiente real de investigação científica e conferindo-lhes ferramentas para desenvolverem competências transversais fundamentais para os valorizar no mercado do trabalho do futuro.
Nas actividades dirigidas à comunidade em geral, salienta-se a capacidade de aliar atividades de lazer com atividades de promoção da cultura científica, nomeadamente na implementação Saídas de Campo que apresentamos que combinarão histórias locais com o enquadramento científico, ou a promoção de encontros participativos onde a voz do público se faz ouvir perto da comunidade científica.
O Projecto irá decorrer no ano de 2019 em que as atividades dirigidas às escolas terão incidência até junho desse ano e as atividades dirigidas ao público em geral no restante periodo.
Sobre o Centro Ciência Viva de Lagos
A divulgação científica e tecnológica junto do grande público é a principal missão do Centro, tal como a formação de animadores e professores, o apoio às escolas, a colaboração entre instituições científicas, empresas, autarquias e instituições educativas.
Para além das várias actividades inerentes ao seu espaço expositivo (Exposição Permanente, Exposições Temporárias, Oficinas Escolares, Saídas de Campo e Palestras), o CCVL tem vindo a assumir um papel relevante noutras áreas da Ciência, nomeadamente através da colaboração e implementação de projetos de Comunicação e Promoção da Cultura Científica ou como parceiro em Projectos de investigação científica desempenhando o papel de Comunicador de Ciência.