“Pé no pedal – Em Lagos a bicicleta vai à escola” é a designação do projecto que a autarquia lacobrigense pretende vir a dinamizar junto dos alunos para promover o uso da bicicleta de uma forma continuada e segura, sensibilizando, simultaneamente, a comunidade escolar para a adopção de padrões e práticas de mobilidade mais sustentáveis e saudáveis.
O projecto será implementado «de forma gradual», segundo o Município lacobrigense, e em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo e agrupamentos escolares do concelho, tendo, para o efeito, sido aprovado o respectivo protocolo de cooperação.
No ano lectivo em curso serão abrangidos os alunos do 1.º ano (1.º ciclo) e os alunos do 5.º e 6.º ano (2.º ciclo) das escolas básicas de Lagos, prevendo-se, contudo, o alargamento desta iniciativa a outros anos de escolaridade. O objectivo passa por, junto dos mais pequenos, ensinar os alunos a pedalar e incentivar os mais crescidos ao uso continuado da bicicleta. «A segurança individual e rodoviária, o civismo, o respeito pelo meio ambiente, a prática da actividade física e a promoção de um estilo de vida activo e saudável são princípios subjacentes à capacitação que se pretende promove», explica a autarquia. Complementarmente, serão também abordadas áreas como a mecânica básica e a manutenção da bicicleta.
Este projecto está enquadrado no Plano de Actividades da Câmara Municipal de Lagos, no eixo estratégico Lagos mais Solidário, Seguro e Saudável, com o objectivo de reforçar o apoio à Educação, Juventude e Desporto através da diversificação das actividades de âmbito curricular e extra-curricular. Vai, também, ao encontro dos objectivos plasmados na Estratégia Nacional para a Mobilidade Ciclável 2020-2030 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 131/2019) e do "Programa Nacional de Ciclismo para Todos", da responsabilidade da Federação Portuguesa de Ciclismo, do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Instituto Nacional para a Reabilitação.
A concretização das ditas actividades está, naturalmente, condicionada pelas medidas de combate à pandemia e sujeita às recomendações das autoridades sanitárias, pelo que se aguarda informação relativa ao seu início.