Sociedade Ponto Verde amplia as faixas etárias da Academia Ponto Verde para chegar aos jardins de infância e cria a Academia Ponto Verde Mini com o objectivo de aproximar as crianças entre os 3 e os 7 anos à reciclagem e ao ambiente.
Depois do sucesso que tem sido a Academia Ponto Verde, projecto educativo da Sociedade Ponto Verde destinado às comunidades escolares do 2º e o 3º ciclo, ensino secundário e profissional, que chega a milhares de alunos em Portugal, é a vez da educação ambiental chegar também aos jardins de infância, através da Academia Ponto Verde Mini.
Educadores de infância e professores têm agora à sua disposição conteúdos específicos e direccionados para os seus alunos, entre os 3 e os 5 anos e dos 5 aos 7 anos, para dinamizar em contexto de sala de aula. Contos ilustrados, fichas para unir, fichas para colorir e passatempos, fazem parte das actividades preparadas pela Sociedade Ponto Verde e que agora ficam disponíveis no site da Academia Ponto Verde Mini.
Este é mais um projecto desenvolvido e integrado no âmbito da estratégia de Educação Ambiental contínua da Sociedade Ponto Verde, que visa sensibilizar as crianças, desde tenra idade, para a importância da separação de resíduos e participação no processo de reciclagem como forma de preservação do ambiente. Mensagens que são importantes renovar a cada nova geração, com efeitos positivos imediatos, devido ao papel de grandes agentes influenciadores que os mais novos desempenham, e a longo prazo, na formação de futuros adultos e líderes comprometidos com o planeta.
Há 25 anos que a sensibilização e educação ambiental é um dos principais eixos estratégicos de actuação da Sociedade Ponto Verde, que continua a inovar nesta matéria. Também a ONU tem vindo a alertar para a importância e impacto positivo da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, defendendo que esta deve ser uma componente basilar nos currículos escolares a partir de 2025.
“O nascimento, este ano lectivo 2022/2023, da Academia Ponto Verde Mini resulta de um foco e visão constantes da Sociedade Ponto Verde em inovar na forma como sensibilizamos a população para a adopção de comportamentos diários tão importantes para um planeta mais sustentável, como o é a reciclagem, fomentando a economia circular e contribuindo para o cumprimento das metas nacionais a que estamos obrigados”, refere Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.
“A educação ambiental é um dos principais eixos de actuação da nossa actividade, e, depois da recepção tão positiva da Academia Ponto Verde, chegou agora a hora dos mais pequeninos, para quem desenhámos este programa específico que é a Academia Ponto Verde Mini. Faz, para nós, todo o sentido e estamos certos do seu bom acolhimento juntos dos Mini, que também são um público-alvo da Sociedade Ponto Verde”, conclui a CEO.
Portugal tem pela frente exigentes metas de reciclagem para cumprir: 65% dos resíduos de embalagens até 2025, e 70%, até 2030, o que revela igualmente a crescente importância da sensibilização e mobilização de todos para a participação neste processo.
Sobre a Sociedade Ponto Verde
A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Activa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a concepção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve actualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas.