(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Projecto “Brincar Seguro Correndo Riscos” continua em 2023 com muitas actividades para todos

Projecto “Brincar Seguro Correndo Riscos” continua em 2023 com muitas actividades para todos

“Brincar Seguro Correndo Riscos” está de regresso em 2023 e vai passar por todas as freguesias do concelho de Albufeira. A 8ª edição vai ter lugar no próximo dia 28 de janeiro (sábado), a partir das 10h30 até às 12h30, no parque poente da Marina de Albufeira.

Com a realização desta iniciativa, o Município de Albufeira pretende incentivar as brincadeiras ao ar livre, fomentar a socialização entre crianças e adultos, estimular o sentido de comunidade e o respeito pela natureza e o espaço público.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que a brincadeira ao ar livre serve para estimular a criança de forma sensorial, colocando-a em pleno contacto com a natureza. “É importante crescer com a oportunidade de subir às árvores e cair, rebolar no chão, lutar de brincadeira”. José Carlos Rolo realça que ao promover atividades e brincadeiras ao ar livre, o Município pretende demonstrar que “não há necessidade de dispor de materiais específicos ou muito elaborados, ou mesmo infraestruturas específicas, como parques infantis, para que as crianças deem azo à sua criatividade e se divirtam a brincar”.

Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo pelouro da Educação, refere, por sua vez, que “o desenvolvimento físico, mental e social das crianças carece de novos incentivos para além das tecnologias, que passam, sobretudo, pelas brincadeiras ao ar livre, como forma de estimular a criatividade e promover o convívio entre diferentes gerações”. A autarca realça que o projeto “Brincar Seguro Correndo Riscos” pretende potenciar competências como a confiança, a resiliência e a criatividade.

O projecto contribui para promover a estimulação sensorial dos mais pequeninos, colocando-os em contacto com a natureza e o meio urbano, através da realização das brincadeiras de antigamente, organizadas em família, de forma descontraída, mas sempre com as preocupações de segurança asseguradas.

A próxima actividade está agendada para o próximo dia 25 de Fevereiro, em local a anunciar. Fique atento à informação disponibilizada no portal da autarquia em www.cm-albufeira.pt. Para inscrições e mais informações contacte: joana.santos@cm-albufeira.pt| ou através do telefone: 289 598 829.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos