(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Olimpíadas da Informática 2023 - Portugal com 3 bronzes

Olimpíadas da Informática 2023 - Portugal com 3 bronzes

A APDSI promoveu a participação de Portugal na primeira edição das WEOI (https://weoi.org/), as Western-European Olympiad in Informatics, que decorreram no passado dia 17 de junho.

Neste concurso, estiveram presentes alguns dos alunos dos ensinos básico e secundário, vencedores das Olimpíadas Nacionais de Informática:

  • Tiago Sousa - 12º ano da Escola Secundária de São João do Estoril
  • Luís Barbosa - 12º ano da Escola Secundária Júlio Dantas (Lagos)
  • Laura Muliar - 11º ano Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima
  • Tomás Faria - 10º ano do Colégio Moderno (Lisboa)
  • Diego Ferreira - 11º ano do Escola Secundária de Pinhal Novo
  • Pedro Peixoto - 12º ano da Esc. Sec. Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves (Porto)

A participação foi completamente remota (como permitido nesta edição). A prova decorreu este sábado (17 de junho) e participaram 58 concorrentes de 10 países: Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Suíça.

Os 6 alunos que participaram (o máximo permitido por país) foram selecionados durante um estágio online organizado pelo Professor Pedro Ribeiro. Os olímpicos portugueses obtiveram excelentes resultados, tendo conquistado 3 medalhas de bronze: Tiago Sousa, Tomás Faria e Luís Barbosa.

A prova foi um excelente meio de ganharem experiência internacional e a APDSI tenciona continuar a participar no futuro (existindo a ambição de o fazer presencialmente: em 2024 será no Reino Unido e em 2025 na Itália).

Nunca é demais destacar a ajuda inestimável de toda a equipa que os acompanha cientificamente, com especial ênfase no trabalho e liderança do Pedro Paredes, da Universidade de Princeton.

No caminho olímpico segue-se agora a Prova de Seleção (programada para ser presencialmente no dia 30 de junho) de onde emergem os 4 olímpicos que representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI) que este ano serão na Hungria. No fim-de-semana de 8 e 9 de julho haverá também participação remota no CIIC (Concurso Ibero-Americano de Computação). Em 2021, Portugal conseguiu uma medalha de ouro e duas menções honrosas no concurso.

Ao Professor Pedro Ribeiro, o impulsionador desta atividade e um dos vencedores das Olimpíadas Nacionais de Informática do seu tempo, a APDSI transmite o seu grande agradecimento. Por dispor do seu tempo pessoal para levar a cabo esta atividade junto com a APDSI e acompanhar os alunos desde o início e permitir-lhes usufruir da excelência de um professor que jovem venceu uma edição das ONI e, ainda, dar continuidade dentro das áreas da informática e da programação.

Esta iniciativa conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e do Ministério e é patrocinada pela Fundação Calouste Gulbenkian, NTT Data, Ciência Viva e Fundação para a Ciência e Tecnologia, contando com os apoios da FCA – Editora de Informática e Porto Editora.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos