(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Município de Lagos subscreve Acordo de Cooperação para desenvolvimento da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve

Município de Lagos subscreve Acordo de Cooperação para desenvolvimento da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve

O Município de Lagos marcou presença na assinatura do Acordo de Cooperação entre a Comunidade Intermunicipal do Algarve (CIM/AMAL), as Câmaras Municipais a Universidade do Algarve e a DGLAB – Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Assinado hoje, no âmbito da reunião ordinária do Conselho Intermunicipal, o Acordo visa o desenvolvimento estratégico da região no que se refere a serviços de biblioteca. O documento prevê a cooperação nos domínios técnicos e culturais e o desenvolvimento de serviços em rede, numa lógica de partilha e optimização de recursos, visando a prestação de um serviço público de qualidade.
Para tal, as entidades subscritoras comprometem-se a trabalhar conjuntamente na prossecução, entre outros, dos seguintes objectivos:
- Criar e dar continuidade à organização e gestão de projectos de intervenção e cooperação na área das Bibliotecas;
- Contribuir para a modernização administrativa e técnica tornando os processos mais eficientes;
- Criar procedimentos comuns uniformizados que conduzam à promoção da identidade regional enquanto comunidade;
- Realizar projectos comuns de apoio às respectivas comunidades;
- Desenvolver actividades de formação/informação e autoformação nos domínios da ciência da informação e documentação, promoção das literacias e da cidadania, tecnologias da informação e comunicação, entre outras;
- Promover a cooperação com outras redes nacionais e internacionais;
- Difundir as iniciativas realizadas;
- Criar e difundir uma marca que defina a identidade da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve (BIBAL).
Está prevista a criação de grupos de trabalho, assim como uma estrutura coordenadora assegurada por três bibliotecários, eleitos, de dois em dois anos, entre os pares.
Com a formalização desta rede, pretende-se reforçar e afirmar o papel das bibliotecas na região, dando maior visibilidade à cooperação já existente e fomentando a identidade regional. Dela farão parte as Bibliotecas Municipais de todos os municípios da região (incluindo naturalmente a Biblioteca Municipal de Lagos Dr. Júlio Dantas), bem com a Biblioteca da Universidade do Algarve.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos