(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Município de Albufeira dá as boas-vindas à comunidade educativa

Município de Albufeira dá as boas-vindas à comunidade educativa

Na passada sexta-feira, dia 9 de Setembro, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira e a vereadora responsável pelo pelouro da Educação receberam, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, professores e educadores a lecionar nos três agrupamentos escolares do concelho. Trata-se de uma iniciativa que tem por objectivo dar as boas-vindas aos profissionais colocados em Albufeira pela primeira vez, desejar-lhes um excelente ano lectivo e facilitar a sua integração, proporcionando-lhes um primeiro contacto com membros do Executivo, funcionários da Divisão de Educação do Município, membros do Conselho Municipal de Educação, diretores dos Agrupamentos, pessoal não docente das escolas e diversas instituições locais que colaboram com os diferentes estabelecimentos de ensino. Na sequência do sucesso alcançado pelo programa SER na comunidade educativa, este ano o programa de Recepção ao Professor esteve subordinado ao tema “Respiração e atenção plena na educação”. José Carlos Rolo destaca que numa época de grande incerteza, como a que estamos a atravessar, trabalhar as emoções das nossas crianças e jovens é fundamental para criarmos uma sociedade mais equilibrada”.

O programa de Recepção ao Professor em Albufeira decorreu durante toda a tarde, da passada sexta-feira, 9 de Setembro, a primeira parte no Salão Nobre dos Paços do Concelho e a segunda no Parque Lúdico, onde decorreram várias oficinas práticas, no âmbito do projecto SER.

Depois de um breve momento de confraternização, pelas 14h00 assinalou-se a abertura oficial do ano lectivo 2022-2023 com a Conferência intitulada “Mindfulness na Educação: Para uma Cultura de Bem-Estar”, proferida por Cristina Quadros, do Projecto MindSerena e investigadora na área na FCPE/Universidade de Coimbra. Refira-se que a investigadora encontra-se a desenvolver um projecto semelhante no Município de Penacova, onde recolheu informação e vários contributos que são, sem dúvida, muito válidos para o projecto de Albufeira que, irá, brevemente, avançar para o estudo do impacto destas acções a nível científico.

A intervenção de Cristina Quadros teve por objectivo promover uma reflexão sobre a temática e trazer até aos docentes do concelho de Albufeira uma fundamentação cientifica, e cada vez mais actual, sobre o contributo dos exercícios de mindfullness/atenção plena e a respiração para o bem-estar e saúde emocional dos alunos, particularmente no tempo difícil em que vivemos, de guerras e crises económicas e financeiras a assolar vários países do mundo com impactos à escala global e local.

Refira-se que estes programas e acções vão ao encontro das recomendações emanadas no “Relatório do Observatório da Saúde Psicológica e Bem-Estar: monitorização e acção”, de Maio de 2022, que se realizou na sequência da pandemia de COVID-19. O documento teve por objectivo conhecer o panorama da saúde psicológica e o bem-estar dos alunos e adultos da comunidade escolar, defendendo a implementação de intervenções promotoras do bem-estar e da saúde psicológica, logo a partir do ensino pré-escolar, entre outras estratégias.

De seguida, foi apresentado o projecto SER, pela coordenadora da equipa, Teresa Biló.

A técnica da Divisão de Acção Social do Município referiu que a iniciativa iniciou no final de 2017, como um projecto-piloto com o objectivo de ensinar a gerir a ansiedade e as emoções, aprender a ter autocontrolo e a socializar com outras crianças, bem como a fomentar a autoestima, através do desenvolvimento da Inteligência Emocional. O programa destina-se aos Jardins de Infância e escolas do 1.º ao 3.º ciclo.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que “se pretende iniciar o ano lectivo focados no bem-estar dos nossos alunos, dos nossos docentes e restante comunidade educativa, contribuindo para a criação de ambientes emocionais mais saudáveis nas escolas do concelho, o que em última análise irá resultar na melhoria das condições de aprendizagem e do sucesso educativo das nossas crianças”.

Refira-se que o programa socorre-se de metodologias como as dinâmicas de grupo e exercícios e jogos criativas, que permitem aos participantes tomarem consciência de si e do seu corpo, com recurso a técnicas de “respiração consciente”, relaxamento e/ou foco de concentração, automassagem, entre outras ferramentas utilizadas para o efeito. No final de cada sessão realiza-se um período de reflexão, em que são transmitidos valores essenciais para com (Viver) em sociedade, para que os mais pequeninos ganhem a noção do respeito por si e pelos outros e consolidem um comportamento ético e moral adequado.

José Carlos Rolo destacou as várias responsabilidades e empenho da autarquia para que Albufeira tenha um ensino de qualidade, nomeadamente no que respeita “à qualidade dos edifícios escolares (construção, ampliação e manutenção), modernização e informatização das salas de aula, melhoramento das condições de climatização e conforto, intervenção nos espaços exteriores e zonas de recreio, programas de apoio aos tempos livres, alimentação e transportes escolares, entre outras áreas de intervenção”.

O autarca despediu-se de todos desejando um bom ano lectivo, sem esquecer de frisar que a porta do seu gabinete está sempre aberta para ajudar em tudo o que for necessário, à semelhança dos restantes elementos do Executivo, com destaque para a vereadora Cláudia Guedelha, e dos funcionários da Divisão de Educação do Município.

Cláudia Guedelha, Vereadora responsável pelo pelouro da Educação, por sua vez, reforçou que o programa faz parte de um conjunto mais alargado de medidas destinadas a promover o sucesso educativo das crianças dos referidos níveis de ensino. “Este tipo de ferramentas contribui para uma melhor aprendizagem e convívio em ambiente escolar, ensina a libertar tensões e a gerar emoções positivas, tão importante nos tempos que correm, ajuda a treinar o foco e a atenção, a saber respeitar-se a si e ao outro, desenvolver a autoestima e a autoconfiança, reduzir a ansiedade e a agressividade, promovendo a saúde e o bem-estar dos nossos alunos a nível cognitivo, social e psicológico”, realçou.

A vereadora, tal como o presidente, desejou aos professores e restante comunidade educativa os maiores sucessos para o novo ano lectivo. Refira-se que a recepção contou com as presenças dos directores dos agrupamentos escolares do concelho, de várias instituições que colaboram com as escolas e os membros do Conselho Municipal de Educação.

Após a recepção no Salão Nobre, os convidados foram transportados para o Parque Lúdico, onde estiveram a decorrer as seguintes oficinas práticas: “Expressa-te” - (pintura Atenção Plena e Respiração); “Cria e Liberta-te” – (expressão plástica e respiração); “Transforma” – (construcção); “Movimenta-te” – (massagem e caminhada sensorial); “Sente” – (meditação); “Relaxa” – (relaxamento) e “Dança pela Paz” (expressão corporal).

O programa terminou com um lanche convívio que permitiu o estreitamento de laços e que todos se conhecessem melhor.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos