(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Movimento Associativo e Desportivo Algarvio homenageia Carlos Lopes, no âmbito das VII Jornadas Técnicas Associativas, no IPDJ, em Faro

Movimento Associativo e Desportivo Algarvio homenageia Carlos Lopes, no âmbito das VII Jornadas Técnicas Associativas, no IPDJ, em Faro

Movimento associativo e desportivo algarvio mostrou a sua vitalidade no âmbito das VII Jornadas Técnicas Associativas, organizadas pela Direção Regional do Algarve do IPDJ, e que culminaram com uma bonita e justa homenagem ao Homem e ao Atleta Olímpico – Carlos Lopes.  

Casa cheia em Faro, para ouvir o testemunho de jovens que inspiram, para ouvir falar referências nacionais e regionais sobre UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas), sobre formação de treinadores, sobre o desporto como ferramenta de inclusão, sobre inovação social e oportunidades de financiamento, sobre Centros de Alto Rendimento, sobre Programas do IPDJ na área da juventude e desporto, entre muitos outros.

Uma aposta ganha, não só pelas muitas dezenas de participantes, de todos os pontos do Algarve (de Sagres a Alcoutim, da Serra ao Litoral), mas também pela irrefutável atenção, interesse e participação de todos os que estiveram presentes. Uma aposta ganha, também, pela convicção de que foi um dia que muito acrescentou à região e ao desporto, pois o IPDJ continua a acreditar que a evolução passa por capacitar, informar, envolver e motivar os técnicos e dirigentes associativos.

O final do dia encerrou com chave de ouro, com uma merecida, justa e emocionante homenagem ao Atleta Olímpico - Carlos Lopes. Em ambiente de muita nostalgia e por recurso a vídeos, relatos e fotografias da época, remontámos à década de 80 e vibrámos com a vitória deste grande Atleta nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. Carlos Lopes foi o primeiro a cortar a meta, após 42 quilómetros, e a trazer a medalha de ouro para Portugal. Um feito histórico, que elevou o nome de Portugal e encheu todos de orgulho! Em paralelo com a homenagem ao Atleta, foi feita a homenagem ao Homem, pelo percurso de vida, pelos valores transmitidos, pela coragem, resiliência e persistência.

Um dia cheio de substrato: partilha de conhecimentos, promoção de relações interpessoais e emoções fortes.

Para o próximo ano, fica a promessa de realização das VIII Jornadas Técnicas Associativas, com a mesma dinâmica e igual apoio aos dirigentes e técnicos associativos, sempre no sentido de os dotar de mais e melhores ferramentas.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos