(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

MOJU assinala Dia Internacional da Juventude

MOJU assinala Dia Internacional da Juventude

No dia 12 de Agosto comemora-se o Dia Internacional da Juventude. Este dia, assinalado mundialmente desde 1999, tem como objectivo celebrar a juventude e afirmar a importância do exercício de uma cidadania plena, relembrando os decisores políticos da importância das gerações jovens.

Para assinalar a data, a MOJU - Associação Movimento Juvenil em Olhão organizou uma acção de intervenção comunitária na envolvência ao local onde se encontra em funcionamento o Gabinete de Bairro, no Bairro Fundo Fomento de Habitação. Esta acção consistiu na limpeza e pintura de uma área de espaços comuns do bairro e envolveu mais de 50 jovens.

Indo de encontro ao tema estabelecido pelas Nações Unidas para 2022 “Solidariedade Intergeracional: Criando um mundo para todas as idades”, a associação juvenil olhanense aproveitou a iniciativa para realizar a cerimónia de descerramento da placa do Gabinete de Bairro. Esta valência, em funcionamento num espaço cedido pelo Município de Olhão, é um espaço permanente, de proximidade e de serviço à comunidade. O Gabinete de Bairro é também uma fonte de informação sobre temas de interesse como emprego, educação, formação, saúde, direitos e obrigações sociais, tendo para tal produzido diversos materiais informativos, com uma linguagem simples, clara e atractiva, que estão à disposição no espaço e distribuídos pela comunidade. Tendo entrado em funcionamento em Janeiro, o Gabinete de Bairro já fez mais de 200 acompanhamentos a moradores/as do bairro e da comunidade envolvente.

A cerimónia contou com a presença do presidente da autarquia, António Pina, que se fez acompanhar do restante executivo, de Bruno Alves da Freguesia de Quelfes e do Director Regional do IPDJ, Custódio Moreno.

A iniciativa terminou com a realização de um grafitti em parceria com a ARTitude – Associação de Cultura e Arte Urbana, alusivo à celebração do Dia Internacional da Juventude, de forma a valorizar a consciência de que é necessário aproveitar o potencial de todas as gerações e promover relações e parcerias intergeracionais igualitárias.

A MOJU recorda que Gabinete de Bairro é promovido no âmbito do Programa Bairros Saudáveis e que resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Olhão, a UCC Olhar+ e a Assembleia de Jovens Local. Recorda, ainda, que o projecto se propõe a desenvolver um conjunto de iniciativas no sentido de melhorar a qualidade de vida dos/as moradores/as do Bairro Fundo Fomento à Habitação, em Olhão. Para tal, desenvolve a sua acção em torno de 4 áreas centrais: a proteção para a saúde, a promoção de estilos de vida saudáveis, a capacitação dos/as participantes e a promoção da cidadania. A foto galeria da iniciativa pode ser consultada em: https://www.facebook.com/gabinete.bairro e https://www.instagram.com/gabinete.moju.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos