A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, marcou presença na cerimónia Solene de Entrega de Prémios e Diplomas da NOVA Information Management School (NOVA IMS) no passado dia 6 de Dezembro, enaltecendo a importância das áreas de actuação da NOVA IMS.
“O papel enquanto investigadores e enquanto profissionais é a base para mudar o país, a base para mudar o mundo. Acredito no poder ilimitado do conhecimento e da ciência, mas sobretudo do mérito, na juventude desassossegada, de uma juventude que temos cada vez mais qualificada e que quer mudar o mundo”, afirmou Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, durante a cerimónia.
De acordo com a ministra, é fundamental “superar a infoexclusão e a miopia tecnológica da nossa administração, aceitando que a informação é hoje um instrumento indispensável”, salientando a importância de “simplificar a comunicação de dados complexos”. “Comunicar políticas e resultados é fundamental para a participação cívica. Um cidadão não valoriza o que não consegue entender, nem assume ser parte activa da solução. Acabar ou reduzir drasticamente a abstenção passa também por aqui, sobretudo para as novas gerações. Temos de aumentar a capacidade de ensaiar o impacto das políticas, temos de testar resultados de médio/longo prazo com suporte em séries mais longas e complexas de dados. Este é um factor determinante para a consistência e incidência das políticas”, acrescenta a governante.
Além da entrega de diplomas aos alunos que concluíram os cursos de licenciatura, mestrado, pós-graduação e doutoramento, foram ainda atribuídos na cerimónia prémios de excelência académica a alunos e docentes da NOVA IMS, como reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo do seu percurso académico. A NOVA IMS e entidades como o Banco de Portugal, INE, SAS Institute, Esri Portugal, Nokia, SAP, Syone, Governo de Portugal (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e AD NOVA IMS colaboraram na atribuição dos prémios e bolsas de mérito aos alunos, representando um valor superior a 160 mil euros.
“A NOVA IMS tem no seu ADN, desde sempre, a ambição de ter impacto e criar valor para a sociedade, não apenas através do talento que forma ou da investigação que realiza, hoje objecto de reconhecimento à escala nacional e internacional, mas também na dimensão de criação de valor. Isto aconteceu há 33 anos, quando, no momento da fundação, foi também constituída a Associação ao Desenvolvimento da NOVA IMS. Através desta estreita ligação com a sociedade temos tido a capacidade de transferir conhecimento e desenvolver projectos de inovação, com especial destaque para a colaboração com a administração pública com um foco particular no que hoje denominamos de data-driven public policies”, refere ainda Miguel de Castro Neto, director da NOVA IMS.
A cerimónia contou com as intervenções de João Sàágua, Reitor da Universidade Nova de Lisboa, Ivo Bernardo, Vice-Presidente da Associação de Antigos Alunos da NOVA IMS, e Constança Rodrigues, Presidente da Associação de Estudantes da NOVA IMS. A cerimónia foi ainda realçada pela actuação da TUNA da NOVA IMS e do Coro da NOVA.
Sobre a NOVA IMS
A NOVA Information Management School (NOVA IMS) é a escola de Gestão de Informação e Ciência de Dados da Universidade Nova de Lisboa. Dedica-se à conversão de dados em valor, sob o mote “Data with Purpose”, através de um vasto conjunto de actividades de ensino, investigação e projectos com empresas ou em parceria com outras instituições. A qualidade da sua formação é reconhecida globalmente, através de diferentes acreditações, nacionais e internacionais, e posições de destaque alcançadas em vários domínios, nomeadamente no ranking Eduniversal (sete dos seus mestrados e pós-graduações reconhecidos entre os melhores do mundo nas respectivas áreas). A NOVA IMS possui mais de 30 anos de experiência acumulada no tratamento e análise de dados, que agora coloca ao serviço da transformação digital e dos ambientes de “Big Data” em que vivemos, nomeadamente através de um amplo conjunto de laboratórios (NOVA ANALYTICS LABS powered by NOVA IMS). Conta hoje com mais de 3.000 alunos, provenientes de 81 países diferentes, e elevados níveis de internacionalização em todas as actividades que desenvolve a partir de Lisboa para o mundo.