Os alunos Guilherme Projecto, Marco Moita, Miguel de Souza e Rodrigo Felicidade, são os alunos do 2.º ano do Curso Profissional de Técnico/a Comercial da Escola Profissional Cândido Guerreiro, em Alte e constituem a equipa responsável pela Miniempresa “Boarking”, um restaurante localizado na Queda do Vigário, em Alte que visa transformar a praga de javalis numa iguaria gourmet, oferecendo experiências gastronómicas únicas e diversificadas através da confeção de carne de javali.
Depois de no dia 2 de Maio terem sido selecionados de entre as 7 Miniempresas que perante 11 jurados apresentaram um pitch em palco e exibiram em stand os projetos desenvolvidos, no próximo dia 29 de Maio, a Miniempresa “Boarking” irá representar a região do Algarve na XVII Competição Nacional do Programa “A Empresa”, da Junior Achievement Portugal (JAP), que irá decorrer no decorrer no Super Bock Arena-Pavilhão Rosa Mota, no Porto.
Neste dia, 130 alunos do ensino secundário vão ter a oportunidade de apresentar as suas ideias de negócio em pitch e em formato de exposição com protótipo, e de as defender em entrevistas conduzidas por um painel de quinze jurados em representação dos associados e parceiros da JAP. As suas Miniempresas irão competir pelo título nacional e pela oportunidade de representarem Portugal no Gen-E 2024, o maior festival de empreendedorismo da Europa que este ano decorrerá em Catânia, Itália, de 2 a 4 de julho, e que acolherá, entre vários eventos, a final europeia deste programa, reunindo mais de 800 de jovens empreendedores.
A Empresa é o programa bandeira da Junior Achievement através do qual os alunos do ensino secundário criam uma miniempresa com a ajuda de um voluntário e de um professor. Os alunos fazem brainstorming à procura de uma ideia inovadora para dar resposta a um problema ou necessidade identificada, desenvolvem o produto ou o serviço e apresentam um plano de negócios para a sua miniempresa. O programa A Empresa é reconhecido pela Comissão Europeia como uma "Boa Prática em Educação para o Empreendedorismo".
Uma vez constituída a Miniempresa, os alunos contam com o apoio do professor e de um voluntário para que, num trabalho em equipa, consigam atingir os objetivos que o programa propõe:
- Organizar uma miniempresa;
- Desenvolver um plano de negócios;
- Gerir uma miniempresa;
- Liquidar uma miniempresa.
Foi isto que fizeram os 4 alunos da Escola Profissional Cândido Guerreiro, que com o apoio inestimável da Câmara Municipal de Loulé, viajarão acompanhados de um professor, até ao Porto, para mostrar como uma situação desfavorável, a praga de javalis, se pode tornar uma oportunidade de negócio.