(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2021 - Reduzir o Desperdício

Milhões de alunos regressaram hoje às salas de aula. Saiba tudo sobre o novo Ano Lectivo

Milhões de alunos regressaram hoje às salas de aula. Saiba tudo sobre o novo Ano Lectivo

Entre 14 e 17 de Setembro de 2021 inicia-se o primeiro período escolar que se prolonga até dia 17 de Dezembro de 2021.

Já o segundo período inicia-se dia 3 de Janeiro de 2022 e termina a 5 de Abril de 2022. O terceiro e último período escolar está, por fim, marcado para dia 19 de Abril de 2022, prevendo-se que termine entre 7 e 30 de Junho do próximo ano.

O Ministério da Educação já divulgou o calendário escolar 2021/2022, dando a conhecer antecipadamente às famílias de Portugal as principais datas para o planeamento do próximo ano lectivo. Todas as datas podem ser consultadas neste link.

Em matéria de normas de saúde e controlo da pandemia, o cenário é semelhante ao do ano passado, com corredores de circulação, postos de higienização regular das mãos e grupos "bolha".

A partir do 2.º ciclo, a máscara é de uso obrigatório para todos dentro do recinto escolar, enquanto que para os alunos do 1.º ciclo a sua utilização é apenas recomendada.

Com já milhares de jovens vacinados contra o coronavírus, surge maior flexibilidade nos isolamentos relativamente a casos positivos de infecção por Covid-19. Com efeito, a Direcção-Geral da Saúde alterou as regras de isolamento profilático das turmas perante o aparecimento de casos positivos, terminando a obrigatoriedade de turmas inteiras ficarem em casa durante duas semanas. Os alunos de contactos de baixo risco ou que testem negativo devem, por isso, regressar à escola.

Vale destacar também a entrada em cena do novo Plano 21/23 Escola +, cujo intuito é que os alunos possam recuperar as aprendizagens perdidas durante os confinamentos impostos pela pandemia.

Para mais informações, clique aqui.

.

Imagem: República Portuguesa / DGEstE.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos