(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

José Moreira eleito presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior

José Moreira eleito presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior

José Moreira, professor auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, foi eleito presidente da direção do Sindicato Nacional do Ensino Superior para o biénio 2023-2025.

A cerimónia de tomada de posse está agendada para o próximo sábado, dia 15 de abril, a partir das 15h00 na sede do sindicato em Lisboa.

O novo presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior tem como prioridades para este mandato lutar contra a precariedade laboral que atinge 43% dos docentes e estima-se 75% a 80% dos investigadores, bem como, promover a valorização salarial, cujas perdas de poder de compra estão muito próximas de 30% nas últimas duas décadas: “É premente inverter o subfinanciamento crónico do setor, e nas instituições de ensino superior, e garantir condições de trabalho digno para todos. Em paralelo, também, assegurar um mecanismo equitativo, escrutinável e claro de progressão nas carreiras, em particular o acesso às categorias intermédias e de topo de modo a cumprir a ratio estabelecidas nos estatutos de carreira, assegurando em simultâneo a renovação dos quadros por via do recrutamento externo.”

José Moreira sublinha a importância do trabalho desenvolvido pela anterior direção e espera retomar em breve o processo negocial com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: “É urgente rever os estatutos das carreiras e também concretizarmos um regime jurídico-laboral para o setor privado e cooperativo, onde proliferam formas de contratação atípicas”.

A lista encabeçada por José Moreira venceu as eleições que decorreram a 8 de março e sucede, assim, a Mariana Gaio Alves na liderança do sindicato que representa os docentes do ensino superior e investigadores científicos. A nova direção do Sindicato Nacional do Ensino Superior é composta por 25 membros e contará com Teresa Summavielle, investigadora principal no i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e Raul Jorge, professor auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, como vice-presidentes.

.

Nota biográfica:

José Moreira, 55 anos, doutorado em química e professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg), onde leciona desde 1999.

É doutorado em Química-Física pela Faculdade de Química da Universidade de Santiago de Compostela (2000). Possui mestrado em Química Orgânica Tecnológica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (1995) e licenciatura em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1991).

Conta com 20 anos de experiência sindical. Exerceu atividade como delegado sindical na Universidade do Algarve e enquanto membro da direção cessante do Sindicato Nacional do Ensino Superior.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos