(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

IPDJ assinala Dia Internacional da Juventude (12 de Agosto) em todo o país e lança os Prémios «Criarte» e «Investigação sobre a Juventude»

O tema para 2022 é a solidariedade intergeracional e como as estratégias entre jovens e seniores podem conduzir a um maior elo social.
IPDJ assinala Dia Internacional da Juventude (12 de Agosto) em todo o país e lança os Prémios «Criarte» e «Investigação sobre a Juventude»

O dia 12 de Agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999, após recomendação resultante da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal, em 1998. Desde então, tem-se celebrado mundialmente este dia, assinalando o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental. 

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) assinala o Dia Internacional da Juventude (12 de Agosto) com um programa nacional, completo de actividades que passam por jogos tradicionais, actividades desportivas, exposições, oficinas de expressão físico motora, ambiental e artística, concertos, debates, sessões EUSOUDIGITAL, pintura de um mural, entre outras actividades.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, acompanham as atividades em Ponte de Sor, no Alto Alentejo.

O tema das comemorações de 2022, definido pelas Nações Unidas, «Solidariedade Intergeracional: Criando um mundo para todas as idades», abre espaço para actividades que valorizem a consciência de que é necessário aproveitar o potencial de todas as gerações. A solidariedade entre as gerações é fundamental para o desenvolvimento sustentável. Promover relações e parcerias intergeracionais bem-sucedidas e equitativas por forma a garantir que «ninguém fique para trás» é o mote. A discriminação baseada na idade é uma questão insidiosa poucas vezes abordada na saúde, nos direitos humanos e no desenvolvimento, e tem influência sobre as populações mais velhas e mais jovens em todo o mundo. Além disso, cruza recorrentemente com outras formas de preconceito (como o racismo e o sexismo) e impacta as pessoas impedindo-as de alcançar o seu pleno potencial e contribuir de forma abrangente para a sua comunidade.

Neste dia e reforçando a celebração da juventude são apresentados os prémios «Criarte» , dirigido a jovens dos 12 aos 25 anos e que visa promover e estimular a criação literária ou artística, e «Investigação sobre a Juventude», dirigido a jovens até aos 30 anos, tendo como objectivo incentivar a investigação, a reflexão, a divulgação e a publicação de artigos científicos no âmbito das temáticas associadas à Juventude. Estas iniciativas, enquadradas no âmbito do Ano Europeu da Juventude, têm candidaturas abertas até ao dia 30 de Novembro.

Conheça o programa de actividades nacional aqui e os Prémios «Investigação sobre a Juventude» e «Criarte» .

  • PARTILHAR   

Outros Artigos