(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Inscrições abertas para a “Formação de Guardiões Locais - Proteção de Crianças e Jovens no Desporto”

Inscrições abertas para a “Formação de Guardiões Locais - Proteção de Crianças e Jovens no Desporto”

Dias 18 e 19 de dezembro, das 17h às 20h30, no IPDJ, em Faro

Na sequência da apresentação do “Roteiro para uma proteção eficaz das crianças nas políticas em matéria de desporto” , ocorrida no passado dia 10 de fevereiro de 2022, no Centro de Juventude de Lisboa, o IPDJ, I.P. tem vindo a promover a capacitação do movimento desportivo nesta temática.

Neste sentido, abriram em maio de 2022 as inscrições para a formação online, assíncrona e gratuita, “Salvaguardar e proteger as crianças e jovens no desporto – nível 1”, ainda em curso e disponível na Plataforma NAU.

Para além desta formação, online, a Direção Regional do Algarve do IPDJ irá promover a realização das formaçõesProteção de Crianças e Jovens no Desporto – níveis 2 e 3”, em formato presencial, nos dias 18 e 19 de dezembro, das 17h às 20h30. O Nível 3 tem adicionalmente formação assíncrona, realizada online, para a qual irão receber um link de acesso.

As inscrições deverão ser feitas através do link: https://formacao.apav.pt/Inscricoes/Candidaturas/Secretaria.aspx?idCaracterizacao=101&idAccao=296 (data limite para inscrições: 12/12/2023). Pedimos que preencham obrigatoriamente o campo “empresa” com a designação da vossa entidade (clube/associação/autarquia). No final da inscrição, recebem um e-mail de confirmação.

Estas formações têm como objetivo capacitar membros dos Clubes e Associações para a proteção de crianças e jovens dentro das organizações desportivas, em particular para que os formandos possam vir a desempenhar o papel de Guardiões/Guardiãs, uma das medidas previstas no Roteiro, a implementar até 2024.

Solicitamos que a identificação de formandos para a participação na formação, por parte de cada entidade, tenha em consideração os seguintes requisitos:

  • a realização prévia da formação de nível 1 - Salvaguardar e proteger as crianças e jovens no desporto – nível 1”, ainda em curso e disponível aqui, para efeitos de formação contínua no âmbito do Título profissional de Treinador de Desporto (atribuição de créditos);
  • a adequação às características propostas para o perfil do/da Guardião/Guardiã, conforme documento em anexo.

Aproveitamos igualmente para vos informar que estes Serviços Regionais se encontram à vossa inteira disposição para eventuais esclarecimentos e que, para o efeito, poderão contactar, desde logo, os Técnicos de desporto ou a equipa responsável pelo projeto, através do telefone 289 891 820 ou do e-mail faro@ipdj.pt ou protecaocriancasdesporto@ipdj.pt.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos