(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Fórum Debate "Future Talk: Experiências interculturais, voluntariado e competências" arranca hoje

Fórum Debate "Future Talk: Experiências interculturais, voluntariado e competências" arranca hoje

"Future Talk: Experiências interculturais, voluntariado e competências" é um Fórum Debate entre especialistas e jovens, a decorrer online, entre as 11:00 e às 12:30 horas no dia 12 de Agosto. São parceiros da iniciativa o Europe Direct Algarve, a redeMOVE, e Faro 2027 – candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura. Esta conversa vai decorrer em Inglês e Português na plataforma ZOOM com streaming para o Facebook Faro2027.

A aquisição de soft skills por meio do voluntariado e de experiências multiculturais evidenciam a existência de um interesse amplo no reconhecimento institucional das aprendizagens informais a partir destas experiências. É também já consensual que estas aprendizagens são potenciadoras de empregabilidade.

A conversa de 12 de Agosto inclui-se no programa regional do Dia da Juventude, proposto pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) em Faro, e pretende descobrir oportunidades e práticas para potenciar a validação e reconhecimento das competências adquiridas em experiências interculturais e de voluntariado.

Os convidados especialistas vão apresentar as suas práticas e abrir o tema em discussão. O fórum vai estar aberto para que os jovens convidados possam fazer questões que acham relevantes. Outros interessados podem interagir nas redes sociais ao acompanhar o streaming. Os moderadores são Diogo Simão e Sofia Martins, da Equipa Faro2027, membros também da redeMOVE Algarve.

As CONVERSAS com FUTURO | Future Talks, organizadas na região do Algarve pelo Europe Direct Algarve, com diversos parceiros, pretendem fazer ouvir a voz do Algarve na Conferência sobre o Futuro da Europa – grande exercício democrático pan-europeu, que proporciona um novo fórum público para travar um debate aberto, inclusivo e transparente com os cidadãos em torno de uma série de prioridades e desafios fundamentais e que vai estender-se até à Primavera de 2022.

Tod@s são convidados a participar e a fazer ouvir a sua voz, sobretudo os mais jovens, com um déficite de participação comprovado. Assim, os parceiros da redeMOVE Algarve vão propor, para cada conversa, um QUIZ temático. A campanha decorre no Instagram do Europe Direct Algarve e da rede MOVE.

As conversas com futuro vão multiplicar-se até Dezembro, propondo o debate de temas que vão também acompanhar o calendário europeu.

As conversas ficarão disponíveis no canal de Facebook do Europe Direct Algarve.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos