Na manhã de hoje, cerca de 1500 crianças formaram um Laço Azul humano gigante, símbolo do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
Esta iniciativa da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), foi realizada em conjunto com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e a Câmara Municipal de Lisboa (CML).
Para um momento de interação com as crianças, estiveram João Costa, Ministro da Educação, Isabel Oneto, Secretária de Estado da Administração Interna, Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Rosário Farmhouse, Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, Sofia Athayde, Vereadora com os Pelouros dos Direitos Sociais e Humanos e Educação e Florbela Valente, Subdiretora-Geral da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.
Para o sucesso desta ação, foi particularmente importante a adesão de vários agrupamentos de escolas da cidade de Lisboa: Passos Manuel, Gil Vicente, Nuno Gonçalves e também do CED Nossa Senhora da Conceição - Casa Pia de Lisboa.
A manhã foi animada pelas mascotes da PSP e da GNR e por diversas atividades desenvolvidas pela Casa Pia de Lisboa, com o seu grupo de gaitas e percussão, pela DGEstE, através do Desporto Escolar e de uma aula de zumba, pela CML, com jogos do Programa Letras, Cores e Saberes, pela GNR com uma demonstração cinotécnica, e pela PSP com um momento musical da sua Banda Sinfónica.
A segurança do evento esteve a cargo da PSP, sendo ainda de referir a presença e a colaboração do Instituto Nacional de Emergência Médica, do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e da Polícia Municipal de Lisboa. A CNPDPCJ contou, igualmente, com apoio logístico do Pingo Doce.
Esta ação de sensibilização tem como principal finalidade a prevenção dos maus-tratos, enquanto práticas muito lesivas para as crianças, que podem deixar marcas profundas no seu desenvolvimento. Acontecem em diferentes contextos e são transversais a todos os estratos sociais, revestindo muitas formas: negligência, maltrato físico e psicológico, abuso sexual.
Porque “Proteger Crianças compete a tod@s”, é fundamental chamar a atenção da comunidade para a necessidade de todos prevenirmos e combatermos os maus-tratos.
Durante este mês, também as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens têm desenvolvido uma intensa atividade sobre estas questões, envolvendo a comunidade. À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, por todo o país, há dezenas de edifícios e espaços icónicos iluminados a azul durante todo o mês de abril.
.
Serei o que me deres…que seja amor, é o slogan da campanha.
.
Veja o vídeo em https://youtu.be/rx2eZdEbOig