(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

ETIC_Algarve recebe parceiros europeus no âmbito de projecto de Teatro para seniores

ETIC_Algarve recebe parceiros europeus no âmbito de projecto de Teatro para seniores

De 8 a 10 de Novembro, a ETIC_Algarve recebeu os seus parceiros do Projecto Age on Stage vindos de Itália, Polónia, Escócia e França para uma acção de formação na área do Teatro Inclusivo.

Age on Stage é um projecto educacional e inclusivo para idosos que pretende transformar as suas vidas através do teatro das memórias. Coordenado pelo parceiro de França – Passerelles Theatre, este projecto procura dar resposta a lacunas identificadas no que diz respeito à educação e troca de experiências entre seniores. A ETIC_Algarve enquanto parceiro tecnológico está responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma online em várias línguas para disponibilizar cursos e conteúdos que possam minimizar a exclusão digital dos seniores. Para além disso, a ETIC_Algarve foi responsável por organizar a 1º Acção de Formação do Projecto, que contou com 12 participantes, entre actores, pessoal educativo, formadores e que ao longo de 3 dias trabalharam nos conteúdos do curso Age on Stage. No âmbito desta acção, a ETIC_Algarve contou com a colaboração da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, que contribuiu fortemente para o sucesso da formação, através da cedência do Teatro Lethes, proporcionando não só uma visita guiada, mas também um workshop de Teatro Físico com Miguel Martins Pessoa da JAT – Janela Aberta Teatro e que culminou com o convite para os participantes do encontro em assistir ao espetáculo “FESTE” da companhia de Teatro Familie Floz.

Para Virgínia Inácio, responsável pelo Departamento Erasmus que acompanhou o grupo “Foi uma semana de trabalho intensivo, mas muito gratificante para todos os envolvidos, que saem destes 3 dias com novas ideias e novas formas de actuar junto dos seus grupos de seniores pela partilha de experiências e pelo contacto com a realidade portuguesa e esse era o objectivo, por isso temos o sentimento de missão cumprida”.

Apresentando-se como uma escola com uma dimensão internacional cada vez mais significativa e com a Acreditação Erasmus 2021-2027 no âmbito do Ensino e Formação Profissional, a ETIC_Algarve integra atualmente 5 projectos de Parcerias Estratégicas do Programa Erasmus: DeCRIT, Feel It, Tec++Us 2.0, Age on Stage e Sesame Green.

Nuno Ribeiro, director da ETIC_Algarve acrescenta que sem dúvida este é um projecto que muito nos orgulha pois contribui fortemente para minimizar a exclusão digital de um público que ficou muito afectado com a pandemia pela falta de competências digitais e com este projecto conseguimos criar proximidade com base na partilha de experiências de vida. Este tipo de projectos, para além de nos permitir desenvolver o nosso campo de atuação, permite-nos criar produtos intelectuais muito interessantes e que efectivamente mudam o panorama educacional europeu e é para nós muito gratificante fazer parte desta mudança”, Nuno Ribeiro.

O trabalho desenvolvido no âmbito destes projectos ERASMUS+ pode ser acompanhado através das redes sociais e no site da escola em www.eticalgarve.com.

Fotografias: Emilie Sfez

  • PARTILHAR   

Outros Artigos