O programa de ocupação científica de jovens nas férias “Ciência Viva no Laboratório” está de volta.
É já a partir de 26 de junho que arranca a 27.ª edição da iniciativa que visa promover o ensino experimental da ciência e fomentar a atração dos jovens para carreiras científicas. As inscrições já estão abertas!
Este é um programa de estágios de verão promovido pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, em colaboração com a comunidade científica, que se destina a estudantes do 9.º ao 12.º ano, do ensino regular e profissional. Os estágios – totalmente gratuitos – têm a duração de uma a três semanas e realizam-se em dezenas de instituições científicas em todo o país, com acompanhamento de um investigador por cada dois a quatro alunos.
Modelagem e impressão 3D, física experimental de partículas, eletroquímica ou astrofísica são algumas das áreas a explorar no programa. Esta é uma oportunidade que leva os jovens a experimentar o dia a dia da investigação científica e da inovação em contexto real.
A iniciativa promove um maior equilíbrio de género nas áreas ligadas às engenharias e tecnologias de informação, dando maior visibilidade e um especial acompanhamento à participação feminina nestas áreas.
Ao longo de 26 edições, milhares de estudantes de todo o país tiveram a possibilidade de melhorar o seu conhecimento científico, através de estágios em unidades de investigação e empresas com I&D (Investigação e Desenvolvimento) que contribuíram para a tomada de decisões no seu futuro profissional.
O programa “Ciência Viva no Laboratório” termina a 1 de setembro.
Mais informação em https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/2023
Lista de estágios em
https://www.cienciaviva.pt/ciencia-viva-no-laboratorio/estagios/2023/