Teve lugar no dia 4 de outubro, no Auditório da Escola Profissional Cândido Guerreiro - Alte, a Cerimónia de Entrega de Certificados aos cidadãos migrantes, cuja língua materna não é o português, que frequentaram nos anos de 2022 e 2023, os Cursos de Português Língua de Acolhimento, nível A1+A2 (Utilizador Elementar).
Os Cursos, promovidos por uma parceria constituída pela EPA - Escola Profissional de Alte CIPRL, o Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro – IEFP, a Câmara Municipal de Loulé, as Juntas de Freguesia de Alte e de Boliqueime e a empresa Fonte do Conde - Farming & Events, realizaram-se nas sedes das supracitadas freguesias, e contaram com um total de 34 formandos de 14 nacionalidades: Bélgica, Egipto, França, Índia, Alemanha, Reino Unido, Ucrânia, Marrocos, Polónia, Nepal, Bangladesh, Irlanda, Equador e Venezuela.
A aprendizagem da língua do país que acolhe é fundamental, constituindo-se como um meio de acesso à cidadania. Aprender a língua do país de acolhimento é condição necessária e indispensável para se ser autónomo, para a criação de redes de conhecimento, mas também como instrumento cultural e social.
Acolher os cidadãos que pelas mais diversas razões migram para Portugal, envolve os que chegam e os que os acolhem, exigindo de ambas as partes a partilha de costumes, valores, religiões e línguas tão diferentes.
Face ao sucesso dos Cursos promovidos, a parceria irá dar continuidade ao trabalho realizado, iniciando de imediato, de novo em Alte e em Boliqueime, dois Cursos de Português Língua de Acolhimento – Percurso B1+B2 – Utilizador independente, que permitirão aos formandos agora certificados, e a outros que tenham nível A2 de proficiência em língua portuguesa, desenvolver as competências linguísticas para um nível mais avançado.