(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

"Escola Amiga" vai já na 5ª Edição, uma iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP)

"Escola Amiga" vai já na 5ª Edição, uma iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP)

     Começa agora a 5ª Edição, da "Escola Amiga", uma iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da LeYa e do Psicólogo Eduardo Sá, que convida alunos, pais, professores e directores a mostrarem o que de melhor se faz nas escolas.

A "Escola Amiga" pretende estimular as comunidades educativas e a sociedade em geral a olharem de forma renovada e inspirada para os aspectos primordiais do desenvolvimento e da formação dos alunos.

Até ao dia 30 de Junho de 2022, todas as escolas portuguesas, em território nacional ou estrangeiro, podem candidatar-se a esta nova edição que tem como objectivo reconhecer, partilhar e estimular projectos educativos que criam, colocam em práctica e partilham boas ideias para o desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar.

Para participar basta visitar o site oficial da iniciativa https://escolaamiga.pt/ e submeterem os seus projectos, nas seguintes categorias:

  • Alimentação e estilo de vida saudável;
  • Cidadania, Inclusão e Actividades Extra;
  • Digital;
  • Envolvimento da Família;
  • Espaço Escolar;
  • Escola em Casa;
  • Sustentabilidade;
  • Literacias.

O projecto vencedor, analisado por um júri, ganha 5.000€ (cinco mil euros) em livros LeYa. Além do grande vencedor, a "Escola Amiga" premeia ainda o projecto vencedor de cada categoria, no total de 8 categorias, com 1.000€ em livros LeYa, uma oferta para a biblioteca da Escola. Existirão, à semelhança das edições anteriores, alguns prémios adicionais por categoria.

A 5ª edição da "Escola Amiga" conta com o apoio da Católica Porto Business School, Faculdade de Educação e Psicologia | Universidade Católica Portuguesa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fábrica Centro Ciência Viva, Universidade de Aveiro, Ciência Viva, The Inventors, Fundação Altice, Associação ACEGIS, Ekui, Sociedade Ponto Verde, Associação Mutualista Montepio, Maped, Clube de LeYtura, note!, REN e ambar.

Esta edição conta também com o apoio institucional do Ministério da Economia e Transição Digital, do Ministério da Saúde, do SNS, do Ministério da Agricultura, doMinistério da Educação, do Ministério do Ambiente e Ação Climática e do Ministério do Mar.

A Comissão de Honra é constituída por Jorge Ascenção (Presidente da CONFAP); Eduardo Sá (Psicólogo); Isabel Alçada (Assessora para a Educação da Presidência da República); José Vítor Pedroso (Director-Geral da DGE); Leandro Armando (Juiz-Conselheiro); José Matias Alves (Professor Universitário e Coordenador do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação); Ariana Cosme (Professora Universitária) e Isabel Stilwell (Jornalista), a quem nesta edição se junta a Presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Emília Brederode Santos e o Representante Permanente de Portugal junto da UNESCO, António Sampaio da Nóvoa. Esta Comissão de Honra tem como responsabilidade avaliar todos os projectos submetidos e escolher os vencedores, além de analisar os moldes das edições seguintes.

Para mais informações, por favor, contactar: Rita Braga – rita.braga@uppartner.pt

  • PARTILHAR   

Outros Artigos