(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Dia Internacional da Mulher: Ciência Viva homenageia uma centena de mulheres cientistas

Dia Internacional da Mulher: Ciência Viva homenageia uma centena de mulheres cientistas

No Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, às 11.00, terá lugar no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, o lançamento do quarto volume do livro “Mulheres na Ciência”, que reúne 101 retratos de investigadoras de diferentes áreas do conhecimento captados pelas objetivas dos fotógrafos Alípio Padilha, Ana Brígida, Diana Tinoco e Rodrigo Cabrita.

Depois dos lançamentos de 2016, 2019 e 2021, a Ciência Viva continua a homenagear as mulheres cientistas portuguesas, que representam mais de 50% do total de investigadores no nosso país e cujo papel tem sido fundamental para o progresso que a ciência e a tecnologia nacionais registaram nas últimas décadas.

Da Biologia à Matemática, da Química às Ciências Sociais, da Física à Arqueologia, das Neurociências à Geografia, da Engenharia à História, das Ciências do Espaço à Filosofia, este projeto editorial põe o foco nas investigadoras e nas suas histórias de sucesso em diferentes latitudes, que muito têm contribuído para o enraizamento da ciência na sociedade portuguesa e que, espera a Ciência Viva, possam vir a inspirar jovens a seguir a sua vocação.

Depois das intervenções iniciais de Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva, e de José Luís Cardoso, Presidente da Academia das Ciências de Lisboa, seguem-se dois painéis de debate em que participam mulheres que escolheram a ciência como profissão e estudantes que têm essa aspiração.

Isabel Ferreira, investigadora e atual Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, estará à conversa com Catarina Alves de Oliveira (ESA – Agência Espacial Europeia), Verónica Policarpo (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa), Carina Soares-Cunha (Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, Universidade do Minho) e Lucinda Fonseca (Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Centro de Estudos Geográficos, Universidade de Lisboa).

“Obrigada por nos inspirarem!” será o painel moderado por Madalena Alves, Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e em que participam Maria Madrugo, estudante do Mestrado em Matemática Aplicada e Computação do Instituto Superior Técnico, e Constança Quaresma, estudante do ensino secundário na área das ciências no Colégio Guadalupe, Seixal.

A Ministra Elvira Fortunato marcará presença na cerimónia e associa-se à iniciativa na dupla qualidade de “Mulher na Ciência” e responsável pela tutela da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Todas as edições do projeto editorial “Mulheres na Ciência” têm o apoio da AMONET – Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas.

O evento será transmitido em direto na página de YouTube do Pavilhão do Conhecimento.

Programa aqui

Inscrições aqui

  • PARTILHAR   

Outros Artigos