(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Comunidade educativa do concelho de Loulé partilhou boas práticas pedagógicas

Comunidade educativa do concelho de Loulé partilhou boas práticas pedagógicas

Teve lugar no passado dia 10 de setembro, no Cineteatro Louletano, a segunda edição do “Encontro Pré-Escolar, 1º Ciclo - Partilha de Práticas Pedagógicas”, uma organização da Câmara Municipal de Loulé.

Este evento, certificado pelo Centro de Formação Litoral à Serra, contou com a participação de 160 educadores/as do Pré-Escolar, docentes do 1º Ciclo do ensino básico e representantes das direções dos Agrupamentos de Escolas da rede pública de ensino de Loulé.

A sessão de abertura contou com a presença da vereadora da Educação e Juventude da Autarquia, Ana Machado, que destacou a importância do intercâmbio de ideias e de experiências inovadoras desenvolvidas por educadores/as, docentes, parceiros educativos nas escolas do concelho, para o sucesso educativo dos/as alunos/as.

A moderar o encontro esteve Andreia Lima Leal, psicóloga e diretora técnica da Associação Prime Skills, entidade parceira do Município.

Frederico Lopes, professor e investigador na Faculdade de Motricidade Humana nas áreas do brincar, mobilidade, espaço e participação das crianças, guiou os participantes numa reflexão sobre o tema “Escolas e Comunidades Amigas do Brincar”. A apresentação baseou-se no direito ao brincar e ao jogo, consagrado na convenção sobre os direitos da criança da Organização das Nações Unidas (ONU), realçando o papel e responsabilidade ética dos governos centrais, locais e comunidades.

Rita Rovisco, educadora de infância, com formação superior em Educação Artística e docente no ensino superior, apresentou o tema “A criatividade na Educação – a Educação na Criatividade”, apelando à reflexão sobre modelos pedagógicos que promovam às crianças o tempo, o espaço e liberdade para o seu desenvolvimento através da experiência, experimentação, do brincar, da estimulação da curiosidade.

Na partilha de práticas pedagógicas, este Encontro contou com a presença de Ivone Machado e Vera Daniel, educadoras da Casa da Primeira Infância, uma instituição situada em Loulé que desenvolve o seu trabalho há 79 anos e conta com uma vasta experiência em prol da educação e da infância. Sob o tema "Um olhar... Infinitas possibilidades", foi possível partilhar o trabalho que a instituição tem vindo a desenvolver no ensino Pré-Escolar.

Maria do Céu Velez, educadora de infância e coordenadora do Jardim de Infância das Escanchinas do Agrupamento de Escolas de Almancil, partilhou a boa prática sob o tema “O LUGAR onde BRINCAR é o caminho para aprender”. Um modelo pedagógico que privilegia a participação ativa/participativa das crianças, o educador mediador, o brincar e ser ativo.

Durante a sessão foi ainda apresentada uma mostra das atividades desenvolvidas pelos Serviços Educativos da Câmara Municipal de Loulé e, no período da tarde, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar in loco as atividades propostas pelos diferentes serviços, nomeadamente os Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto, o Museu Municipal e Polo Museológico da Cozinha Tradicional, Polo Museológico Frutos Secos, e as ações “Introdução à arte da Empreita”, “Venha Descobrir a Sua Cidade”, “À Descoberta de Loulé”, atividades do Serviço de Proteção Civil nas Escolas, “Observação das Aves no Parque Natural da Ria Formosa”, “Mãos de Barro” e “Pensar Fora da Caixa”.

No decorrer das comunicações esteve em palco Dina Palma Dias, artística plástica, para desenvolver e criar uma pintura interativa em tela, inspirada nas palavras, sentimentos, emoções e partilhas de todos/as os/as presentes no Encontro.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos