Em plena retoma do setor do Turismo, 70,7% dos alunos da escola do Algarve estão empregados 6 meses após a sua formação, segundo o Estudo de Inserção Profissional elaborado pelo Turismo de Portugal.
Muitos encontram emprego no próprio local de estágio.
Estão abertas as candidaturas para o próximo ano letivo
.
Está no Algarve de férias? Não se admire se for atendido por um aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.
Cozinha, Pastelaria, Bar e Restaurante, Alojamento Hoteleiro, Turismo são as áreas em que as empresas do setor foram reforçadas com o início do estágio curricular dos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.
Com uma enorme diversidade de áreas de atividade dentro do setor do Turismo, perto de 2 centenas de empresas dirigiram ofertas de estágios aos alunos da EHTA. Perante a vasta oferta, foi possível a cada aluno fazer uma escolha mais autónoma do seu estágio e adequá-lo às suas expectativas de carreira.
Segundo a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Paula Vicente, «não só é preciso captar jovens para o Turismo, como também é preciso atraí-los para estudar nestas profissões, que continuam a ser desafiantes, mas também muito promissoras para os nossos jovens.
Os estágios curriculares desempenham, por isso, um papel fundamental pois são, para muitos, o primeiro contacto com o setor e é determinante que esta experiência seja o mais positiva possível e que resulte na vontade de continuar a estudar e a desenvolver competências que mais tarde serão absorvidas pelas empresas.
Temos tido uma excelente relação com o tecido empresarial que acolhe os nossos alunos e complementam assim a formação que é ministrada na Escola ao longo do ano letivo», refere.
Com 3 meses de duração e a abranger boa parte da época alta, os estágios quer dos cursos de nível 5 (pós ensino secundário) quer dos cursos profissionais (pós 9º ano) integram os alunos em contexto real de trabalho e representam também um apoio às empresas do setor.
Segundo o Estudo de Inserção Profissional 2022, realizado pela Direção de Formação do Turismo de Portugal e agora divulgado, a taxa de inserção profissional dos alunos no conjunto das 12 escolas que compõem a rede de Escolas do Turismo de Portugal, 6 meses após a formação, subiu para 76% em relação a 2021. 32% encontraram emprego no próprio local onde realizaram o estágio.
Estes são números positivos tendo em conta a conjetura pós-pandemia e a retoma do setor que se tem vindo a verificar, ano após ano.
«Há cada vez maior preocupação por parte das entidades em fazer um bom acolhimento e acompanhamento dos estagiários, por forma a conseguir mais tarde também captar estes alunos. Desta forma, conseguem fazer a ‘ponte’ com esta mão de obra especializada e altamente qualificada para integrarem as suas equipas», refere Maria Eduarda Freitas do Departamento de Estágios Nacionais e Erasmus da EHTA.
Desde 1 de abril decorre a fase de candidaturas para os alunos nacionais.
Para as 189 vagas disponíveis na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve há já 115 candidaturas, com alguns cursos a registarem uma enorme procura como são os casos dos cursos profissionais de Técnico de Cozinha/Pastelaria e Técnico de Restaurante/Bar e o curso de nível 5 de Gestão de Restauração e Bebidas.
Relembra-se que este ano a EHTA renovou a sua oferta formativa, com a abertura do curso de Técnico de Informação e Animação Turística para alunos que terminaram o 9º ano e ainda Tourism Management, a versão inglesa do atual curso de Gestão de Turismo – um curso que será integralmente ministrado em língua inglesa e destina-se a quem já possui o 12º ano. No próximo ano será também relançado o curso de Gestão e Produção de Pastelaria.
As candidaturas às Escolas do Turismo de Portugal vão continuar abertas, para candidatos nacionais que queiram ingressar nos cursos de nível 4 e 5.
O processo de candidatura é gratuito e é feito online:
http://escolas.turismodeportugal.pt/