Saindo do seu espaço e proporcionando um maior contacto com os livros, a Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa tem em curso duas novas atividades, nos espaços do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e no Estabelecimento Prisional de Faro.
No Serviço de Pediatria do CHUA decorre, mensalmente, a atividade “A Biblioteca Passou por Aqui”. Técnicos deste espaço municipal propõem, às crianças hospitalizadas, atividades divertidas, contando histórias e interagindo com elas, através de dinâmicas que amenizem as naturais dificuldades de um internamento. Também propõem leituras e o empréstimo de livros.
No Estabelecimento Prisional de Faro está em curso a atividade “Leituras Livres”. Aqui, os técnicos da Biblioteca estão quinzenalmente com os reclusos, proporcionando-lhes várias ações de promoção da leitura e empréstimo de livros, mediante as suas preferências e interesses. Semanalmente são disponibilizadas revistas, igualmente do interesse da população que se encontra neste estabelecimento prisional.
Ambas as ações decorrem no âmbito do programa “Biblioteca Fora de Portas”, que se integra na missão fundamental da Biblioteca - a promoção do livro e da leitura -, bem como na procura constante de uma maior proximidade com os mais variados sectores da população do nosso concelho e, neste caso, daqueles que estão temporariamente impedidos de usufruir das atividades e serviços que uma Biblioteca Pública oferece.