(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

Academia Próxima Geração marcou presença em Lagos

Academia Próxima Geração marcou presença em Lagos

Num programa de formação destinado a reforçar o papel de jovens empreendedores portugueses, a 3.ª edição da iniciativa decorreu em Lagos, de 12 a 14 de abril.

Realizada em localidades portuguesas inspiradoras e com legado cívico, cultural e/ou social, Lagos acolheu a 3.ª edição da Academia Próxima Geração, no seu primeiro fim de semana de trabalhos presenciais, reunindo 25 jovens (13 raparigas e 12 rapazes), de todo o país, de diferentes realidades socioeconómicas e regiões e com diferentes ideologias, que se inscreveram e foram selecionados pela organização (Próxima Geração). A Academia, através de programas de formação com metodologia própria, reforça o papel dos jovens, entre os 16 e 30 anos, como atores da democracia. A sessão contou com a presença dos vereadores da Câmara Municipal de Lagos, Sandra Oliveira e Luís Bandarra.

A Academia, através de programas de formação com metodologia própria, reforça o papel dos jovens, entre os 16 e 30 anos, como atores da democracia.

A iniciativa abrange um programa dinâmico com formatos práticos de aprendizagem, como exercícios em equipa e conversas entre atuais e futuros líderes da política portuguesa e europeia, nomeadamente membros da rede Apolitical Academy, mas também líderes e entidades locais e regionais que desenvolvem projetos relacionados com o empreendedorismo jovem, social e cidadania ativa. Focados em liderança pessoal, propósito público, tecnologia, ética e valores, e sustentado por um processo de mentoria de alto nível, o programa irá identificar e apoiar pessoas de fora e dentro da esfera política que desejam fazer a transição para o serviço público, mas que carecem de redes e oportunidades de desenvolvimento pessoal para o fazer por conta própria. A ideia passa por cativar os mais jovens e trazer a sua experiência e competências para gestão do bem comum: seja na sua rua ou comunidade, no seu bairro, associação ou cidade, ou no próprio sistema político, participando ativamente no processo democrático e contribuindo para o rejuvenescimento das nossas instituições políticas e da sociedade civil. O objetivo passa também, nos momentos de trabalho aberto deste grupo de trabalho, envolver as associações de estudantes e juventudes partidárias do concelho. Cada participante irá adquirir competências de liderança, comunicação política e políticas públicas, através de desafios e projetos reais, discussão de temáticas atuais (globais e locais) e casos de (in)sucesso de oradores que relatam a sua experiência.

A Próxima Geração é uma associação sem fins lucrativos que faz parte da Apolitical Academy, instituição global apartidária que tem como missão formar e ajudar a eleger a próxima geração de cidadãos políticos. É desenvolvida pelas mãos de nove empreendedores que fundaram esta associação e se juntaram com um propósito: contribuir para a melhoria e inovação do sistema democrático no país. O projeto tem como padrinho o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que deixa a sua mensagem para os participantes da Academia: “Não há democracia sem cidadãos ativos e informados. Como tal, a Próxima Geração é apenas o começo de um novo percurso de participação. Para aqueles que já eram ativos ou para quem arranca agora na vida política e na participação cívica, o fundamental é não pararem. A democracia está em constante evolução e depende de todos nós.”.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos