(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Academia Ponto Verde leva alunos ao Parlamento Europeu

Projecto educativo da Sociedade Ponto Verde para a comunidade escolar
Academia Ponto Verde leva alunos ao Parlamento Europeu

Desafio “Artistas da Reciclagem” recebe mais de 170 projectos e premeia alunos do Secundário com viagem a Bruxelas e dos 2.º e 3.º Ciclos com visita ao Jardim Zoológico. Prémios do Concurso “Reciclar é na boa” incluem ainda um roadshow às escolas vencedoras

No Dia da Europa, que se comemora hoje, são anunciados os vencedores do Desafio “Artistas da Reciclagem” promovido pela Academia Ponto Verde, projeto educativo da Sociedade Ponto Verde para a comunidade escolar, e que contou com o apoio da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e do Centro de Informação Europeia Jacques Delors. Entre os mais de 170 projectos submetidos no âmbito do desafio “Artistas da Reciclagem” por escolas dos 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário e Profissional, destacam-se os trabalhos dos estabelecimentos de ensino dos distritos de Faro, Setúbal, Braga, Porto, Portalegre e Açores.

Através do desafio “Artistas da Reciclagem”, integrado no Concurso “Reciclar é na Boa!”, os alunos foram convidados a utilizar materiais de embalagens para fazerem ouvir a sua voz, transmitindo uma mensagem de cariz social que unisse a causa da Reciclagem à construção de um futuro melhor para a Europa e para o planeta. Para este efeito, os alunos apresentaram criações artísticas originais, desde esculturas, murais e peças de moda, além de conteúdos em vídeo e em fotografia. Guerra, bullying, poluição dos oceanos e ambiente foram os principais temas apresentados.

Os alunos premiados do Secundário vão, em junho, a Bruxelas, numa viagem que inclui a visita ao Parlamento Europeu. Já os alunos vencedores dos 2º e 3º ciclos vão participar numa visita guiada ao Jardim Zoológico de Lisboa e ter uma noite de atividades no Inatel, no Parque 1º de Maio (Lisboa). Entre os prémios encontra-se ainda uma visita às escolas vencedoras com um roadshow.

Para realizar o “Artistas da Reciclagem”, a Academia Ponto Verde contou com a colaboração de diversas entidades europeias, estando a iniciativa integrada no âmbito do Ano Europeu da Juventude, que este ano assenta no mote “a Europa quer ouvir a tua voz”.

“Num dia tão significativo como o de hoje, em que se assinala o Dia da Europa, é realmente fundamental relembrar a importância de dar voz às novas gerações e de mobilizá-las para uma participação activa na reciclagem de embalagens. A União Europeia precisa da visão, do empenho e da participação de todos, principalmente dos mais jovens, para que a sociedade se torne ainda mais verde, mais inclusiva e mais digital”, refere Ana Trigo Morais, CEO da SPV.

“Recebemos das escolas e dos alunos um conjunto de trabalhos muito diversificados, com temas e mensagens fortes que responderam muito bem ao desafio que a SPV lançou através deste concurso. No total, o balanço que fazemos é claramente positivo, pois os resultados refletem o interesse nestas iniciativas que, no fundo, nos dizem respeito a todos”, conclui a CEO da SPV.

Lançado no início deste ano lectivo, o concurso “Reciclar é na Boa!” da Academia Ponto Verde, no qual se integra o desafio “Artistas da Reciclagem”, procura estimular a criatividade da comunidade escolar e incentivar a adoção de boas práticas de reciclagem nas escolas de todo o país, tendo sido recebidas 269 participações nas atividades de Bandeira Azul e 174 no desafio “Artistas da Reciclagem”.

Mais informações em https://www.academiapontoverde.pt/.

.

Lista dos trabalhos premiados (Artistas da Reciclagem)

Ensino Secundário

  • Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro)
  • Escola Profissional Agostinho Roseta no Crato (Portalegre)
  • Escola Profissional de Campanhã (Porto)

2º e 3.º Ciclos

  • Escola Básica / JI das Furnas – UO (Açores)
  • Escola Básica e Secundária Vale d’Este, Viatodos, em Barcelos (Braga)
  • Escola Básica Dr. José de Jesus Neves Júnior (Faro)
  • Escola Básica de Ammaia, em Marvão (Portalegre)
  • Escola Básica n.º 1 de Monforte (Portalegre)
  • Escola Básica D. Pedro IV de Mindelo, em Vila do Conde (Porto)
  • Escola Básica e Secundária de Sobreira em Paredes (Porto)
  • Escola Básica e Secundária Ordem de Sant'Iago (Setúbal)

.

Sobre a Sociedade Ponto Verde

A Sociedade Ponto Verde (SPV) tem como missão contribuir para a promoção da Economia Circular através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) assente num forte compromisso com a Inovação e I&D, a Literacia Ambiental e a Cidadania Ativa. Instituição privada sem fins lucrativos, tem a responsabilidade pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, apoiando a conceção de embalagens cada vez mais circulares e propondo novas formas de melhorar os seus processos de recolha, separação e tratamento. A SPV é líder de mercado e serve atualmente 8200 clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos