(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Vila Real de Santo António recebe Jogos Náuticos do Atlântico em 2024

Vila Real de Santo António recebe Jogos Náuticos do Atlântico em 2024

Os municípios de Ayamonte, Isla Cristina, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António acolhem, em Julho de 2024, os «Jogos Náuticos do Atlântico 2024».

Para dar mais um passo na organização deste evento de dimensão internacional, o Ayuntamiento de Ayamonte, como chefe de fila da comissão organizadora do evento, reuniu-se, esta quinta-feira, com todos os municípios parceiros, tendo VRSA estado representado pelo presidente da Câmara Municipal, Álvaro Araújo.

Os Jogos Náuticos do Atlântico baseiam-se nas principais modalidades desportivas náuticas e são promovidos por um círculo restrito de Euro-regiões do arco do Atlântico, num evento dirigido à população jovem.

Acontecem anualmente e reúnem cerca de 500 participantes, num período de 5 dias, incluindo provas de Vela, Canoagem, Remo, Kitesurf, Surf, Natação, StandUpPaddle, Surf e LifeSaving.

Vila Real de Santo António será o palco das competições de Vela, assim como do ato de encerramento dos jogos, enquanto Monte Gordo recebe a Natação de águas abertas.

Nos territórios dos distintos parceiros decorrerão as restantes modalidades: Canoagem (Alcoutim), Natação com barbatanas / Remo / Pesca desportiva (Castro Marim), LifeSaving / KiteSurf / Surf (Ayamonte) e StandUpPaddle (Isla Cristina).

Prevê-se que os atletas fiquem alojados no concelho de Vila Real de Santo António, tendo em consideração o facto de o município reunir as condições ideais para o efeito.

Estão também envolvidos na organização a Estação Náutica do Baixo Guadiana, o Clube Náutico da Isla Canela e a Associação Naval do Guadiana.

Sobre os «Jogos Náuticos do Atlântico 2024»

Em 1996 foi fundado o Comité Internacional dos Jogos Náuticos Atlânticos, estrutura que tem como objectivos promover o desenvolvimento dos desportos náuticos no Espaço Atlântico, desenvolver intercâmbios desportivos e culturais e fomentar as relações de amizade entre os jovens.

Ao longo das 21 edições dos jogos promoveram-se, em simultâneo, os valores do oceano e os valores olímpicos, fortalecendo um forte espírito entre os jovens participantes.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos