(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Velejadora Carolina João garante vaga olímpica para Portugal na classe ILCA 6

Velejadora Carolina João garante vaga olímpica para Portugal na classe ILCA 6

A velejadora Carolina João garantiu hoje para Portugal um lugar em Tóquio 2020 na classe ILCA 6 na Qualificação Olímpica Europeia que está a decorrer em Vilamoura.  

Desde o primeiro dia de provas que a atleta portuguesa tem conseguido manter a distância para as principais adversárias, alcançando a meta a que se propôs.

“Estou muito contente por ter conseguido a vaga olímpica, principalmente a meio da prova. Consegui resolver o objetivo principal, agora nas finais é dar o meu melhor e tentar subir sempre na qualificação”, afirma Carolina João.

Os primeiros dois dias da prova correram bem à atleta lusa sendo “bastante consistente” e terminando as regatas no “top 20”, mas hoje, “foi um dia mau” com “muitos saltos e diferenças de pressão”, ainda assim conseguiu “celebrar” o apuramento.

Os próximos meses são de treino para a sua estreia em jogos olímpicos, para os quais não coloca para já quaisquer objetivos, algo que vai depender da preparação que, garante, irá fazer “da melhor forma que conseguir”.

Também a jovem velejadora israelita Shai Kakon garantiu a vaga olímpica para Israel. Visivelmente emocionada assume ser “extraordinário” ter a oportunidade de ir aos Jogos Olímpicos ainda “tão nova”.

Com apenas 18 anos, a atleta elogia o nível das velejadoras em competição em Vilamoura - onde marcam presença as 20 primeiras do ranking mundial – assumindo que fez o seu melhor.

Na classificação feminina ILCA 6 (nova denominação da classe laser radial) a dinamarquesa Anne-Marie Rindom continua a liderar, voltando a vencer uma das regatas do dia. A francesa Marie Barrue ascendeu hoje ao 2º lugar e a japonesa Manami Doi fechou o pódio.

Carolina João é a melhor portuguesa no 43º lugar, seguida de Mafalda Pires de Lima (48º), Leonor Dutra (85º) e Federica Franchi (88º) num total de 89 velejadoras.

Na classe ILCA 7 - homens (nova denominação da classe laser standard) a luta pelas vagas olímpicas mantém-se acesa com Espanha e os Países Baixos a colocarem-se ao final de 6 regatas, como os melhores candidatos.

A classificação geral é liderada pelo croata Filip Jurišić (4º no campeonato europeu 2020) seguido do atual vice-campeão o britânico Michael Beckett e do bicampeão olímpico brasileiro Robert Scheidt que regressou ao pódio.

O melhor português é Eduardo Marques (32º), seguido de Santiago Villax Sampaio (57º), Rui Silveira (72º), Lourenço Mateus (82º), André Granadeiro (96º), André Ribeiro (136º), João Pontes (137º) e Gonçalo Castro Nunes (139º) numa frota de 139 barcos.

A partir de hoje as frotas masculina e feminina serão divididas, com os melhores classificados a competiram na frota de ouro e os restantes velejadores a integraram a frota de prata.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos